
É com grande satisfação que informo minha participação, como professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ, no Neuroscience 20 (N20) Summit, evento paralelo ao G20, realizado em 21 de novembro de 2025, em Joanesburgo, África do Sul.
No N20, integrei o painel “Latin America Neurotech Initiative”, apresentando o tema “Epilepsy Educational Gap: improving diagnosis in resource-limited settings”. Durante a exposição, apresentei e discuti o Projeto de Extensão que coordeno na FM/UFRJ “Grupo de Estudos de Epilepsia e EEG UFRJ / República Democrática do Congo / Universidade de Oxford” desenvolvido no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (UFRJ).
Acreditamos que, por meio desse projeto, a UFRJ contribui para o fortalecimento dos laços entre o Brasil e países africanos, ampliando o acesso ao conhecimento em regiões de média e baixa renda. Os participantes do painel atuaram como signatários da elaboração das “Recomendações de Consenso do Grupo de Neurociência (N20) aos Líderes e Sherpas do G20” e receberam a certificação “Global Leadership Award / Neuroscience 20”.
O N20 Summit, promovido pela Society for Brain Mapping and Therapeutics (SBMT), tem como objetivo apoiar iniciativas atuais e futuras nos países do G20, acelerando a implementação de soluções clínicas globais para doenças neurológicas, que afetam de forma significativa a vida das pessoas e a economia mundial.
