Accessibility Tools

5172444078238861225O Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica (PPGCM) promoverá, em novembro, dois Workshops Internacionais com foco em reumatologia, reunindo especialistas de destaque no cenário internacional.

O 1º Workshop, intitulado “Psoriasis: Comorbidities”, acontece em 13 de novembro, às 11h, e contará com o Dr. Philip Mease, ex-presidente e organizador fundador do GRAPPA (Grupo de Pesquisa e Avaliação de Psoríase e Artrite Psoriática). Graduado pela Universidade de Stanford, Mease é diretor da Divisão de Pesquisa em Reumatologia do Centro Médico Sueco e professor clínico de Medicina na Universidade de Washington (EUA).

O 2º Workshop, “Microbiota na Espondiloartrites”, será em 27 de novembro, às 11h, com o Dr. Fernando Pimentel-Santos, professor associado da NOVA Medical School (Universidade NOVA de Lisboa) e investigador principal do Laboratório de Doenças Reumáticas do NMS Research.

Ambos os encontros serão online e gratuitos, com moderação dos professores Valderílio Feijó (UFPR/Sociedade Brasileira de Reumatologia) e Sueli Carneiro (UERJ/UFRJ).

Clique AQUI para mais informações!

21 10 Medicina Trabalho de extensão Vape NoticiaO trabalho de extensão "EAT – Education Against Tobacco", elaborado por discentes da Faculdade de Medicina da UFRJ, ganhou destaque na Audiência Pública sobre o Controle dos Vapes no Brasil, realizada no Congresso Nacional.

Os estudantes estiveram presentes na plenária para entregar um manifesto sobre tabagismo e cigarro eletrônico, que reuniu mais de mil assinaturas em apoio às normas da ANVISA, incluindo o controle da comercialização e distribuição de cigarros eletrônicos e a proibição de aditivos em cigarros.

O projeto "EAT-UFRJ" reforça a importância da educação e da conscientização sobre os riscos do tabagismo e do uso de vaporizadores, promovendo iniciativas que impactam positivamente a saúde pública.

Não deixe de conferir o vídeo do trabalho de extensão e conhecer de perto essa importante ação!

Clique AQUI para acessar o vídeo!

06 10 Medicina Cristo Redentor NoticiaEm celebração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Santuário Cristo Redentor foi iluminado de verde na noite de 26 de setembro, cor símbolo do Setembro Verde, em homenagem aos doadores e aos profissionais de saúde que atuam na área. A missa foi promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (SECTI) e pela FAPERJ, em parceria com o Consórcio Cristo Sustentável.

Durante a cerimônia, a presidente da FAPERJ, Caroline Alves, destacou o papel da ciência no avanço dos transplantes no Brasil, que em 2024 ultrapassaram a marca de 30 mil procedimentos, um aumento de 18% em relação a 2022. O secretário Anderson Moraes ressaltou a importância da união entre fé e ciência no ato de doar. Também participaram da mesa de abertura o subsecretário Caio Souza e os médicos José Hermógenes Rocco Suassuna, Carlos Eduardo Brandão Melo, José Osmar Medina de Abreu Pestana e Ronaldo Damião, representando instituições como a Uerj e a Academia Nacional de Medicina (ANM).

A programação do Setembro Verde contou ainda com um seminário na ANM, que reuniu pesquisadores, médicos e pacientes transplantados. Especialistas destacaram o protagonismo do Sistema Único de Saúde (SUS) — responsável por 90% dos transplantes realizados no país — e o apoio contínuo da FAPERJ, que atualmente financia 240 projetos e 389 bolsas relacionadas à área.

O hepatologista Carlos Eduardo Brandão Melo, aposentado da UFRJ e atualmente professor da UNIRIO, lembrou que o primeiro transplante de fígado entre vivos no Brasil foi realizado em 1988, no Hospital das Clínicas (SP).

No painel “Onde estamos e onde precisamos chegar”, o cardiologista pediátrico Alexandre Cauduro, diretor da Central Estadual de Transplantes, destacou os avanços do Programa Estadual de Transplantes, mas alertou que o Rio de Janeiro ainda registra média de 23 doadores por milhão de habitantes, abaixo de Santa Catarina, que chega a 45. Em 2024, o estado realizou 591 transplantes renais, mas ainda há 9.413 pacientes em diálise aguardando um órgão.

Outros palestrantes abordaram temas como novas tecnologias e desafios do sistema. Eduardo Fernandes falou sobre máquinas de perfusão e transplantes multiviscerais; Deise Monteiro relembrou a criação do Sistema Nacional de Transplantes (1997) e do Programa Estadual de Transplantes (2010); Alexandre Siciliano, do Instituto Nacional de Cardiologia, destacou que o hospital é o único público a realizar transplantes cardíacos no estado; e Pedro Túlio Rocha, do Hospital São Lucas, tratou dos transplantes de pâncreas.

O pesquisador Luís Cristóvão Porto, da Uerj, ressaltou o papel da inteligência artificial e o uso do biobanco de células criado pela universidade. O evento também foi marcado por relatos emocionantes de transplantados e familiares, como o da empresária Regina Helena de Oliveira e dos irmãos Alexandre e Eduardo Cardoso.

Confira a notícia completa AQUI!

Fonte: FAPERJ

25 02 Medicina Canal noticiaA Faculdade de Medicina da UFRJ convida a comunidade acadêmica a utilizar o canal de comunicação, um espaço inovador para o compartilhamento de informações e a colaboração na área da saúde.

Esse canal permitirá que profissionais, estudantes e pesquisadores enviem notícias, divulguem pesquisas e promovam eventos relevantes, criando um ambiente dinâmico e informativo. Nossa proposta é fortalecer a troca de conhecimentos e experiências, estabelecendo uma rede colaborativa que beneficie toda a comunidade da saúde.

Convidamos todos a se envolverem e contribuírem para o desenvolvimento desse espaço! Colabore enviando seu material, sugestões ou informações para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Juntos, vamos fortalecer a comunicação e a colaboração na Faculdade de Medicina da UFRJ!

06 10 Medicina Concurso Público NoticiaA Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou edital de Concurso Público para o cargo de Professor Efetivo da Faculdade de Medicina, com 52 vagas distribuídas entre diversas áreas de atuação. As inscrições estarão abertas de 1º a 24 de outubro de 2025, exclusivamente pelo site da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4).

As provas estão previstas para ocorrer entre 23 de janeiro e 16 de abril de 2026, e o resultado final deve ser divulgado em 21 de maio de 2026. As remunerações variam de R$ 4.326,60 (20h) a R$ 13.288,85 (40h/DE), de acordo com o regime de trabalho.

Entre as áreas contempladas estão:

Doenças Infecciosas e Parasitárias (Graduação em Medicina e Doutorado);
Radiologia (Graduação na área da Saúde e Doutorado em Ciências, área de concentração em Medicina Nuclear ou afins);
Medicina em Atenção Primária à Saúde (Graduação na área da Saúde e Doutorado em Saúde Coletiva, Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde ou afins);
Fonoaudiologia (Graduação em Fonoaudiologia e Doutorado);
Cirurgia (Graduação em Medicina Veterinária e Doutorado em Medicina Veterinária ou área correlata);
Clínica Médica (Graduação em Medicina, Residência ou Especialização em Dermatologia reconhecida pela SBD, Título de Especialista, RQE e Doutorado em área relacionada à Dermatologia Médica);
Pediatria (Graduação em Medicina, Residência em Genética certificada pelo MEC e Doutorado);
Ginecologia/Obstetrícia (Graduação em Medicina, Residência ou Título de Especialista em Ginecologia e Doutorado);
Oftalmologia e Otorrinolaringologia (Graduação em Medicina, Título de Especialista, RQE e Doutorado em Oftalmologia);
Ortopedia e Traumatologia (Graduação em Medicina, Título de Especialista pela SBOT, Especialização em Microcirurgia, pesquisa em Ortopedia Regenerativa, Mestrado e Doutorado em Medicina);
Patologia (Graduação em Medicina, Residência em Anatomia Patológica/Patologia Humana e Doutorado na área ou afins);
Psiquiatria e Medicina Legal (Graduação em Medicina e Doutorado em Psiquiatria ou afins);
Terapia Ocupacional (Graduação em Terapia Ocupacional e Doutorado na área ou afins).

Este é o primeiro concurso da UFRJ realizado sob a Lei nº 15.142/2025, que amplia as ações afirmativas no serviço público. A nova legislação garante 25% das vagas para candidatos negros, 3% para indígenas, 2% para quilombolas e 5% para pessoas com deficiência.

Mais informações e detalhes sobre as provas de títulos estarão disponíveis no site da PR-4.

Confira o edital completo e inscreva-se AQUI!

Fonte: Conexão UFRJ

Topo