É com imenso pesar que professores (as) e demais membros (as) do Departamento de Medicina de Atenção Primária à Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DMAPS / UFRJ) se despedem do Prof. Donato.
O seu protagonismo desde o tempo do movimento estudantil durante a Ditadura Militar, passando pela criação de um serviço pioneiro de Atenção Primária à Saúde (APS), além de um dos primeiros programas de residência médica em Medicina de Família e Comunidade (MFC) do Brasil em 1976 e do primeiro departamento acadêmico de MFC em uma universidade brasileira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 2006, já seriam suficientes para imortalizá-lo. Muito do que conhecemos sobre APS e MFC brasileiras está atrelado ao compromisso do Prof. Donato.
Para além disso, o Prof. Donato sempre será lembrado pela pessoa amável e generosa que formou diretamente ou indiretamente, por suas atitudes e produção intelectual, não somente inúmeros médicos de família e comunidade, mas também muitos médicos de outras especialidades Brasil afora.
O DMAPS / UFRJ envia profundos sentimentos à Profa. Maria Inez Padula e família.
Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2025.