No dia 3 de julho de 2025, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ recebeu a visita de uma comitiva de pesquisadores da Rússia, como parte das atividades da Cúpula dos BRICS 2025, sediada no Rio de Janeiro. A visita integrou o eixo de Ciência, Tecnologia e Inovação do evento, promovendo uma rica troca de experiências entre instituições brasileiras e russas.
Durante a manhã, os visitantes foram guiados por uma programação que incluiu visitas ao Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier), no Polo de Biotecnologia, ao Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio) e ao Centro de Pesquisas de Medicina de Precisão (CPMP). Os espaços destacaram o potencial da UFRJ na condução de pesquisas de ponta nas áreas de saúde, biotecnologia e inovação.
Na abertura do encontro, o superintendente-geral de Relações Internacionais da UFRJ, Papa Ndiaye, agradeceu a presença dos pesquisadores russos e destacou a importância da troca de experiências para o avanço da Ciência em escala global. O decano do CCS, Luiz Eurico Nasciutti, reforçou que as portas do Centro estão sempre abertas à colaboração científica internacional, fundamental para o desenvolvimento de soluções nas áreas da Saúde e do Meio Ambiente. Ele celebrou, ainda, a qualidade das discussões promovidas durante o evento.
O encontro também contou com apresentações de pesquisas feitas por Rafael Galliez (Needier), Afrânio Kritski (Faculdade de Medicina da UFRJ), Zykov Alekseevich (Academia Russa de Ciências) e Soprun Alekseevna (Universidade de São Petersburgo), promovendo um ambiente de intercâmbio de conhecimentos e construção de futuras parcerias.
A visita da comitiva do BRICS ao CCS consolida o protagonismo da UFRJ como instituição de referência em Pesquisa, Inovação e Cooperação Internacional, reforçando a importância do diálogo entre países para enfrentar desafios comuns nas áreas da saúde global, tecnologia e sustentabilidade.
Fonte e imagens: CCS_UFRJ