Estudantes da Faculdade de Medicina da UFRJ estão entre os voluntários que atuam em iniciativas de extensão universitária voltadas à educação popular, contribuindo para cursos pré-vestibulares sociais oferecidos gratuitamente à população de baixa renda.
As ações, desenvolvidas em parceria com projetos como o Pré-Vestibular Social da UFRJ, e coordenadas pela professora da Faculdade de Medicina, Thalita Fernandes de Abreu, promovem não apenas o acesso ao ensino superior, mas também o envolvimento direto de estudantes de Medicina em atividades interdisciplinares de impacto social.
Por meio dessas experiências, os futuros médicos ampliam seu compromisso com a cidadania, a equidade e a formação humana integral.
Os projetos também funcionam como espaços de aprendizado e troca: ao ensinar conteúdos como Biologia, Química ou Redação, os estudantes reafirmam seus próprios conhecimentos e aprofundam habilidades de comunicação, escuta ativa e empatia — competências fundamentais para o exercício ético e sensível da medicina.
A participação dos alunos da Medicina fortalece a missão pública da universidade e reafirma o papel transformador da extensão universitária na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Larissa Mattos é aluna de Medicina na UFRJ e uma das presidentes do projeto. Ela destaca como o ensino vai além das salas de aula: “Além do conteúdo acadêmico, o suporte emocional e a motivação fazem uma enorme diferença na jornada dos alunos”. Larissa destaca-se como exemplo desse compromisso, contribuindo ativamente para o desenvolvimento das ações propostas.
Clique AQUI e saiba mais sobre essa iniciativa!
Fonte do texto: CONEXÃO UFRJ
Fonte da imagem: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)