avatarProfessor Associado

Graduado em Medicina (1982) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Residência em Hematologia e Hemoterapia (1986-88) no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Clinica Médica - Hematologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAPES 7). Fellow em Hematologia e Transplante de Medula Óssea no Hospital San Martino, Genova, Itália (1986 a 1988) e Professor- Visitante no Multiple Myeloma Research Center da Universidade de Arkansas, EUA (2000). MBA Executivo em Saúde pela COPPEAD-UFRJ (1998). Atualmente é Professor de Hematologia do Departamento de Clinica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Docente Permanente do Programa de Pós- Graduação em Clinica Médica da UFRJ (CAPES 7). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Vice Presidente do Grupo Brasileiro de Mieloma Múltiplo - GBRAM , listado no Diretório dos Grupos de Pesquisa Brasileiros do CNPq Membro do "International Myeloma Working Group" e do Conselho Científico do "International Myeloma Foundation, Latin -America" . Vice-Presidente da Associação Brasileira de Hematologia , Hemoterapia e Terapia Celular -ABHH. Coordenador dos Comitês de Acesso a Medicamentos da ABHH. Coordenador do Programa de Pesquisa em Onco e Hematologia do Instituto Americas de Ensino Pesquisa e Inovação. Coordenador de Hematologia do Oncologia Americas - R.J. Líder de Grupo de Pesquisa do Programa de Oncobiologia, UFRJ . Presidente do Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO 2019) Tem duas linhas de pesquisa principais (1) Mieloma Múltiplo: epidemiologia, patogênese , fatores prognósticos e estratégias terapêuticas. (2) Transplante de medula óssea: biologia, indicações clínicas e complicações relacionadas ao procedimento.