HOME > Objetivo Geral do Curso de Terapia Ocupacional

Objetivo Geral do Curso de Terapia Ocupacional

O curso de graduação em Terapia Ocupacional tem por objetivo formar terapeutas ocupacionais, com as competências gerais e específicas estabelecidas nas DCN, oportunizando a formação generalista, tornando o egresso apto a interagir em equipes multiprofissionais, em ações intersetoriais, exercendo as competências necessárias ao campo das práticas e das políticas de saúde de forma resolutiva.

A formação busca capacitar os alunos para o desempenho das ações concernentes ao seu campo profissional: prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios do desempenho ocupacional, e habilitá-los para atividades de ensino, pesquisa e extensão na área, enfatizando o trabalho de equipe e as relações interdisciplinares. A possibilidade de vivenciar e atuar em todas as áreas da Terapia Ocupacional (Saúde Mental, Saúde Funcional, Educação e Problemas Sociais) completa a formação teórico-prática, tornando os alunos representantes críticos, éticos e ativos da profissão, na sociedade e no próprio meio acadêmico.
O curso de Terapia Ocupacional pretende formar um profissional generalista voltado à atenção da saúde coletiva e pública. E que seja capaz de possuir autonomia na produção de saberes e práticas das ciências ocupacionais. Deve também entender o conceito de Saúde de forma ampliada, incluindo o lazer, a expressão sexual, o trabalho, as atividades da vida diária e outras ocupações como participantes da qualidade de vida dos sujeitos e funcionado como expressão de sua vida. Neste contexto, entende-se a natureza complexa e ocupacional do homem e a função das atividades para a intensificação da vida.