HOME > Resumo das disciplinas do Curso de Terapia Ocupacional

Resumo das disciplinas do Curso de Terapia Ocupacional

 

Resumo das disciplinas

Nome da Disciplina

Departamento

Ementa

Fundamentos da TO

Clínica Médica

História da terapia ocupacional no Brasil e no mundo. Conceitos e fundamentos da terapia ocupacional e da atividade humana como recurso terapêutico ocupacional. Interferências sócio, histórico e cultural na formação do terapeuta ocupacional.

 

Bases biológicas da TO

Instituto de Ciências Biomédicas

Bases  estruturais  e  fisiológics  da  célula. Organização  geral do corpo. Organização  morfofucional dos  sistemas orgânicos

 

Laboratórios de TO A

Clínica Médica

Estudo e vivência dos conceitos e fundamentos da terapia ocupacional e da atividade humana como expressão e clínica.

 

Arte e Movimento

Arte Corporal

Introdução à história da arte e seus principais movimentos artísticos

TO, antropologia e sociologia

Clínica Médica

Conceitos de antropologia, sociologia e cultura. Relações entre antropologia, sociologia, arte, trabalho, corpo, lazer e gênero, Antropologia, sociologia e saúde. Política e saúde

Saúde e Sociedade

Medicina Preventiva

Análise  da  estruturação  do campo  da saúde  em sua dimensão  históric e científica. Discussão  dos paradigmas  norteadores da  prática  em saúde  e  sua  relação  com os processos  políticos, econômicos  e  sócio-cultrais  da  sociedade  brasileira.

 

Fundamentos de Física e Biofísica

Instituto de Ciências Biomédicas

Conceitos básicos de cinética; Álgebra vetorial - composição de vetores; Ação das forças - cinética linear; Momento linear; Trabalho, potência e energia; Conservação de energia; Movimento - Cinética angular.

Sistema Neurolocomotor

Instituto de Ciências Biomédicas

Organização morfofuncional do sistema nervoso e locomotor. Anatomia macro e microscópica do sistema nervoso e osteomioarticular

Análise do Movimento Humano nas Atividades Cotidianas

Clínica médica

Conceitos  da cinesiológia, arcos, planos e eixos do movimento, contração muscular e tipos de músculos, analise dinâmica do aparelho neuro- músculo-esquelético nas ações cotidianas. Análise cinesiológica da atividade.

Patologia Geral TO

Clínica médica

Conceituação de doença através do estudo dos agentes agressores e da resposta do organismo a esta agressão, enfatizando as doenças prevalentes no campo da terapia ocupacional.

Laboratórios de TO B

Clínica médica

Estudo e vivência dos conceitos e fundamentos da terapia ocupacional e da atividade humana como lazer, trabalho e corporeidade

Psicologia Geral

Psiquiatria e Medicina Legal

Principais  escolas  teóricas da psicologia  para embasamento  das práticas terapêuticas ocupacionais.

Avaliação em TO

Clínica médica

Estudo das Avaliação cinesiológica da atividade, avaliação sensorial qualitativa e quantitativa, avaliação do desempenho ocupacional; avaliação neuropisológica e cognitiva; avaliação das atividades expressivas: símbolo e comportamento.

Recursos Terapêutico em TO

Clínica médica

Estudo e análise propriedades do recursos, técnicas e materiais e as intervenções em terapia ocupacional.

 

Análise de Atividade

Clínica médica

Introdução à análise de atividade em sue diversos aspectos: sensório-motor, cognitivo, cultural, social e simbólico.

TO e Filosofia

Clínica médica

A construção da verdade e do poder nas relações do cuidado. O nascimento do hospital e a política da saúde no século XVIII e suas implicações nas práticas de saúde até os dias atuais. A influência do pensamento positivista nas práticas de saúde. Filosofia do trabalho, corporeidade e estética.Modelos filosóficos da TO

Farmacologia TO

Farmacologia Básica e Clínica

Conceitos e princípios gerais de farmacocinética e farmacodinâmica. Mecanismo de ação de fármacos individualmente. Efeitos colaterais e interação de medicamentos com fármacos e alimentos. Efeitos das drogas que agem no sistema nervoso autônomo e sistema nervoso central. Psicofarmacologia..

Administração, planejamento, gestão em TO, FISIO E FONO

Clínica médica

SUS: perspectiva histórica e legislação. Políticas públicas de saúde. Avaliação dos programas e serviços de saúde. Planejamento em saúde. Financiamento do SUS. Autonomia do Sujeito. Conselhos de saúde. Conferencia nacional de saúde.

Metodologia científica

Medicina Preventiva

A ciência, o conhecimento e o método científico; história da ciência; o mito da neutralidade científica; problematizando o método científico: objetividade e subjetividade; a questão da verdade; ciência e sociedade. A produção científica no campo da saúde; a pesquisa em Fisioterapia; ética em pesquisa; bioética.

Terapia Ocupacional Geral

Clínica médica

Campos de atuação da TO com seus recursos e objetivos específicos

Saúde Coletiva

Medicina Preventiva

Processos da saúde - doença, saúde e população. Indicadores de saúde. Método epidemiológico. Sistema único de saúde: antecedentes, processos de organização e formas de intervenção. Saúde, ambiente e trabalho. Saúde e educação.

Bioestatística TO

Medicina Preventiva

Classificações de variáveis. Medidas de posição. e dispersão. Apresentação tabular e gráfica. Noções de probabilidade. Independência. Teorema de Bayes. Variável aleatória. Distribuições de probabilidade e amostrais. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Nível de significância. Teste "t". Teste X2. Correlação e regressão.

TO na saúde da mulher

Clínica médica

A mulher e saúde. Problemas da saúde coletiva e a mulher. Gestação e saúde TO na saúde da mulher.

 

TO na saúde da Criança

Clínica médica

Desenvolvimento neuropsicomotor; desenvolvimento da sexualidade, principais problemas da infância e adolescência e a intervenção da TO

Educação Popular e educçao inclusiva em TO, FISIO e FONO

Clínica médica

Evolução histórica da Educação Especial e Inclusiva.  Considerações sobre transtornos do desenvolvimento e necessidades educacionais especiais. Políticas públicas e legislação. Educação e sociedade Inclusiva. Acessibilidade. A pessoa com necessidades educacionais especiais e o mundo do trabalho. Valores em Educação. Educação inclusiva na multi/inter e transdisciplinaridade. Educção popular e as práticas da TO, Fono e Fisio. . Práticas de prevenção e promoção da saúde. Campos da promoção da saúde. Promoção da Saúde: conceitos e estratégias. Educação popular em saúde. Atenção primária em saúde. PSF

Tecnologia Assistiva em TO e Fono

Clínica médica

Acessibilidade e ajudas técnicas em saúde e educação. Tecnologia assistiva. Princípios básicos para confecção de órteses e adaptações para prevenção e tratamento nas principais disfunções. Prótese: indicações e tratamento. Adequação ambiental para pessoas com necessidades especiais.

Ética e Cidadania

Psiquiatria e Medicina Legal

Ética/moral e cidadania: conceito, diferenças e semelhanças, aplicabilidade profissional. Ética filosófica, científica e profissional. Direitos e deveres do terapeuta ocupacional.  Bioética. Regulamentação da profissão do terapeuta ocupaionl. Resoluções do COFFITO. Estudo das normas moral e jurídica.

TO nas disfunções Neurológicas

Clínica médica

Estudo integrado do sistema neurolocomotor, cognição e memória e plasticidade corporal e neurológica. Modelos de intervenção da Terapia Ocupacional nos principais quadros neurológicos.. Recursos terapêuticos ocupacionais nas disfunções neurológicas

TO nas disfunções Traumato-ortopédicas e Reumatológicas

Clínica médica

Procedimentos relacionados a terapêutica ocupacional na prevenção de disfunções ortopédicas e reumatológicas. Principais patologias do aparelho locomotor. Princípios gerais de tratamento da Terapia Ocupacional.

TO nas disfunções Dermatológicas e oncológicas

Clínica médica

Procedimentos relacionados a terapêutica ocupacional na prevenção e no tratamento de disfunções Dermatológicas e oncologicas. Principais patologias e princípios gerais de tratamento da Terapia Ocupacional.

TO no contexto hospitalar

Clínica médica

Atuação do terapeuta ocupacional em estruturas hospitalares, junto a diferentes populações e programas de atenção à saúde. Processos clínicos e o atendimento terapêutico-ocupacional, identificando os modelos, métodos e técnicas da prática do terapeuta ocupacional em diferentes momentos do processo terapêutico, em diversos modelos de atendimento.

Ergonomia, saúde do trabalhador e TO

Clínica médica

Terapia Ocupacional e a saúde do trabalhador. Terapia Ocupacional e as políticas de saúde do trabalhador. Intervenção terapêutica ocupacional nas principais doenças relacionadas ao trabalho. Projetos e análise ergonômica do trabalho, seu ambiente, organização e a saúde. Prevenção de doenças ocupacionais. Promoção e/ou  Reabilitação da saúde do trabalhador.  Análise ergonômica do trabalho.

TO nas disfunções Cardio-respiratórias

Clínica médica

Procedimentos relacionados a terapêutica ocupacional na prevenção de disfunções cardio - respiratórias. Principais patologias do aparelho respiratório e cardiaco. Princípios gerais de tratamento da Terapia Ocupacional

 

TO na inclusão social e em instituições penais

Clínica médica

Políticas públicas e legislação. Perspectivas da Terapia Ocupacional na inclusão social e nas instituições penais. Análise Institucional. Dispositivos de saúde mental. O trabalho, a arte, a corporeidade nas intervenções terapêuticas ocupacionais nas instituições nas penais e no trabalho de inclusão social.

 

TO em Saúde mental

Clínica médica

Discutir a constituição do campo das políticas e das práticas da saúde mental e as intervenções terapêuticas ocupacionais neste campo.

TO em geriatria e gerontologia

Clínica médica

Proporcionar ao aluno uma visão global do envelhecimento e das políticas sociais, capacitando-o a avaliar, planejar e atender a população idosa nos três níveis de atenção à saúde. Abordagem da terapia ocupacional nos ambientes, com a família e com os cuidadores do idoso.  Qualidade de vida. A intervenção terapêutica ocupacional nos quadros clínicos mais comuns do processo de envelhecimento. Abordar a importância da intervenção multidimensional e interdisciplinar. Papel do terapeuta ocupacional na equipe.

TCC em TO

Clínica médica

Delimitação do tema, desenho de estudo e planejamento do trabalho de conclusão de curso. Cronograma do trabalho de pesquisa. Trabalhos científicos: redação, linguagem e normas técnicas (ABNT). Ética e bioética na pesquisa científica. Pesquisa em bases de dados. Desenvolvimento de instrumentos de pesquisa. Apresentação dos projetos de Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Estágio Supervisionado I (TO Educacional)

Clínica médica

A triagem nos serviços da Rede e na prática da Terapia Ocupacional.  A observação e entrevista do paciente. TO nas área educacional e comunicação alternativa

Estágio

Supervisionado II (TO nas disfunções motoras e sensoriais)

Clínica médica

Disfunções sensoriais e motoras: a valiação, acompanhamento e tratamento em Terapia Ocupacional 

Estágio

Supervisionado III (TO na área hospitalar)

Clínica médica

Terapia Ocupacional e suas funções e programas  em hospitais gerais

Estágio

Supervisionado IV (TO em Saúde Mental e área social)

Clínica médica

Terapia Ocupacional e suas funções e programas  em saúde mental e sociais 

Estágio

Supervisionado V (TO geral)

Clínica médica

Terapia Ocupacional geral: funções, avaliação e tratamento

Atividades artísticas em TO e Fono

Clínica médica

A arte, as atividades expressivas e artísticas, a produção artística e o campo da Terapia Ocupacional. Processos criativos em Terapia Ocupacional. Interface entre a arte, signos e símbolos e Terapia Ocupacional.

O brincar em TO, Fisio e Fono

Clínica médica

Brincar como recurso Terapêutico. Vivência de atividades lúdicas e de lazer e suas aplicações. Fundamentação teórica-prática sobre seleção e análise das atividades/brincadeiras

Introdução aos Estudos da Corporeidade

Arte Corporal

Estudos e vivências do corpo simbólico, histórico e cultural

Comunicação alternativa em TO e Fono

Clínica médica

 

Avaliação, indicação, confecção, treinamento e orientação da utilização dos diferentes dispositivos de adaptações e softwares

Terapia Ocupacional em membros superiores

Clínica médica

Fornecer conhecimentos e instrumentos básicos para avaliar, planejar e administrar a inclusão da pessoa portadora de deficiência ao mercado do trabalho. Políticas públicas da Pessoa Portadora de Deficiência. Acessibilidade. Legislação. Reabilitação profissional

 

Integração sensorial em TO, Fisio e Fono

Clínica médica

Conceitos, avaliação e tratamento através da integração sensorial

Musicoterapia

Clínica médica

Conceitos básicos em musicoterapia. As funções terapêuticas dos sons. Musica em terapia ocupacional e musicoterapia.

Atividade de Integração Dança e Saúde

Arte Corporal

A dança e seus parâmetros como dispositivo de saúde.

Tópicos Especiais em Saúde Funcional e (Classifição Internacional de Funcionalidade (CIF)

Clínica médica

Histórico e conceitos gerais das terapias complementares: acupuntura, aromaterapia, cromoterapia, fitoterapia: fundamentos, indicações e contra-indicações. A inserção das terapias complementares no Sistema Único de Saúde. Ciência, pesquisa e terapias complementares.

Tópicos Especiais na História da Reabilitação

Clínica médica

História da reabilitação. Modelos e métodos utilizados pela Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia. Áreas de atuação. Processo saúde-doença. Trabalho e lazer.

Tópicos especiais do SUS em Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia

Clínica médica

Políticas públicas de saúde. Aprofundar as discussões sobre o SUS, sua perspectiva histórica e a legislação existente.

Folclore Brasileiro

Arte Corporal

Estudo e vivência das danças e folguedos brasiuleiros