HOME > Histórico

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da UFRJ é hoje a confluência das atividades acadêmicas e institucionais de docentes, discentes e colaboradores que se dedicam ao desenvolvimento de linhas de pesquisa na ampla área de conhecimento conhecida como "Clínica Médica".

O Programa desenvolve-se através de projetos de pesquisa afins abrigados em linhas de pesquisa bem definidas, cada uma com um docente responsável que orienta alunos de pós-graduação e graduação.

Para os docentes e pesquisadores do programa, a produção científica cumpre o duplo papel de instrumento na formação do pós-graduando e de objetivo maior da atividade universitária.

O número de vagas disponíveis e mesmo as disciplinas cursadas pelo aluno dependem diretamente das necessidades e disponibilidades de cada linha de pesquisa.

É oferecido um núcleo de disciplinas essenciais obrigatórias e um "cardápio" de disciplinas eletivas relacionadas às linhas de pesquisa em atividade.

O Programa tem se destacado na ativa inserção internacional, caracterizada pela parceria não apenas em artigos científicos, como na busca de recursos externos para o fomento ao treinamento científico e à pesquisa.