HOME » Objetivos


Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Medicina (Radiologia) tem como objetivo principal capacitar profissionais da área da saúde em conhecimentos, métodos e técnicas específicas de ensino e pesquisa. Visa, também , no Curso de Mestrado despertar o interesse pelo ensino da Radiologia na graduação médica, dentro da filosofia de ensinar ao médico em formação o que ele precisa saber da especialidade, a fim de atender a demanda quantitativa e qualitativa do alunado do ensino superior, face a demanda regional . Analisa criticamente os métodos de imagens e a correlação com a clínica e a histopatologia, para obtenção de diagnósticos precoces e precisos. Nesse contexto, ganha importância o uso prático do livro texto "A Radiologia na Formação do Médico" e do manual de Medicina Nuclear, organizados pelos professores do Departamento.
O Programa procura, além da formação de mestres com conhecimento da especialidade, difundir a utilidade da integração da bioquímica, da física médica, das ciências biológicas e da odontologia na pesquisa de aplicação das radiações ionizantes na marcação de células e moléculas para diagnóstico e terapia de uma variada gama de doenças onde a medicina ainda não possui recursos terapêuticos eficazes.
No Doutorado, o aluno é direcionado para participação em projetos de pesquisa, utilizando a tecnologia de ponta disponível na especialidade (tomografia computadorizada, ressonância magnética, PET, PET/CT, SPECT/CT), marcação de células e moléculas com radionuclídeos, com realce especial para o estudo das doenças mais prevalentes no Brasil. Visa também preparar os alunos para elaboração e execução de pesquisa dentro de uma visão crítica e realista dos assuntos científicos de ponta, enriquecendo a competência profissional dos participantes.


Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Janeiro
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Edifício do Centro de Ciências da Saúde
Bloco K, 2º andar, Sala 49 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - Brasil - CEP: 21.941-902
Tel.: +55 21 3938-6708 / +55 21 2280-7793