HOME » Disciplinas


Disciplinas


Estruturação do Mestrado

Mestrado - Carga Horárias total - 360 horas

Obrigatórias: 10 disciplinas - total -330 horas

Opcionais: 4 disciplinas - 120 horas

Obrigatórias

FMM 712- Introdução ao Mestrado em Endocrinologia  - 45 horas

Ementa: Introdução do aluno nos princípios da pesquisa e da ética médica. Interação com os alunos de graduação e de iniciação científica, supervisionado pelo seu orientador. A disciplina consta de aulas formais ministradas pelo corpo docente, atividades clínicas, laboratoriais e seminários.

FMM 713- Seminário  de Tese em  Endocrinologia I -30 horas

Ementa: Estudo de técnicas adequadas ao desenvolvimento da dissertação do mestrado. Estruturação do protocolo de pesquisa. Apresentação e relatório dos fundamentos teóricos e da pesquisa bibliográfica. Esta disciplina  é desenvolvida através de aulas formais ministradas pelo corpo docente, atividades clínicas, laboratoriais e seminários.

FMM 714- Seminário de Tese em Endocrinologia  II - 30 horas

Ementa: Estudo de técnicas necessárias para o desenvolvimento da pesquisa, com análise e relatório dos dados parciais. Esta disciplina  é desenvolvida através de aulas formais ministradas pelo corpo docente, atividades clínicas, laboratoriais e seminários .

FMM 715- Seminário de pesquisa I - 15 horas

Ementa: Debate entre o corpo docente e discente do programa e professores convidados sobre as linhas de pesquisa e os projetos desenvolvidos  no âmbito do curso, com discussão crítica dos protocolos de pesquisa, no 1º ano.

FMM 716- Treinamento didático teórico -  30  horas

Ementa: Iniciação do aluno no preparo e apresentação de aulas teóricas sobre diversos temas da Medicina, a nível de graduação, com supervisão de docente do programa. Técnicas de avaliação de aprendizado tanto na área clínica, como na área teórica.

FMM 718 -Treinamento didático prático - 30  horas

Ementa: Iniciação do aluno no desenvolvimento das aulas práticas sobre diversos temas da Medicina, em nível de graduação, com supervisão de docente do programa. Técnicas de avaliação de aprendizado tanto na área clínica.

 

Disciplinas Especiais Obrigatórias

 

BMS 726- Bioestatística - 30 horas

Ementa: Estatística descritiva; noções de probabilidade; distribuição binomial, Poisson e normal; testes de hipótese; tábuas de contingência; regressão linear.

 

BMS 727- Metodologia científica - 30 horas

Ementa: Conceitos de ciência; fases do método científico; planejamento experimental. Pesquisa bibliográfica. Apresentação de trabalhos científicos.

 

NUT 732-Planejamento curricular e de ensino - 60 horas

Ementa: Princípios de didática e pedagogia aplicados à área médica

 

NSC 730 - Bioética em Pesquisa - 30 horas

Ementa: Estimular as discussões em torno da ética nas ações de saúde. Auxiliar o aluno a identificar os dilemas e problemas morais relacionados à prática em saúde, estimular o aluno a desenvolver a capacidade de argumentar mediante situações dilemáticas. Estimular a convivência e a construção de consensos diante da pluralidade moral existente em nossa sociedade

 

Opcionais

 

FMM 719- Métodos Especiais em Endocrinologia I -  30 horas

Ementa: Estudo da metodologia e atualização de técnicas relacionadas à coleta e estocagem de material biológico, de dosagens hormonais e outras técnicas como imuno histoquímica, imunologia, genética e biologia molecular. Análise crítica de provas funcionais utilizadas em Endocrinologia

FMM720 - Métodos Especiais em Endocrinologia II -  30 horas

Ementa: Estudo da metodologia e atualização necessária relacionada a exames e testes utilizando métodos de imagem em endocrinologia. Análise crítica e interpretação destes exames.

FMM 717 - Temas especiais para a Endocrinologia - 30 horas

Ementa: Disciplina vinculada ao projeto de pesquisa. Esta disciplina é ministrada em outros cursos e/ou programas já existentes no âmbito da UFRJ ou fora.

 

Estruturação do Doutorado

Obrigatórias

FME 845- Treinamento didático-científico I

Ementa: treinamento do doutorando na orientação de alunos de graduação em técnicas de bancada e/ou pesquisa clínica, dentro do protocolo, que venha desenvolvendo como tese. Participação do pós-graduando no ensino de Propedêutica, em seminários e aulas teóricas para graduação, acompanhando os docentes do programa.

FMM 810- Métodos especiais em Endocrinologia

Ementa: seminários sobre aplicação da biologia molecular e outras novas tecnologias, para a compreensão da fisiopatologia, diagnóstico e futuro tratamento das endocrinopatias.

FMM 811- Tópicos especiais aplicáveis à Endocrinologia

Ementa: participação dos doutorandos em seminários sobre temas relacionados à especialidade, que contribuam para o desenvolvimento dos diversos projetos de pesquisa .

FMM 847- Seminário de tese I

Ementa: aprofundamento do protocolo da pesquisa e definição do projeto final, junto com o professor orientador. Exame de qualificação do projeto de tese de doutorado por banca composta por tres professores, sendo ao menos um externo ao programa.

FMM 848- Seminário de tese II

Ementa: leitura e debate junto com o corpo docente de relatório escrito, dirigido à coordenação do programa, sobre o andamento da pesquisa.

FMM 849- Seminário de tese III

Ementa: seminários conjuntos com o corpo docente e discente da pós graduação e com os alunos de iniciação científica engajados nos projetos, sobre os resultados parciais. Preparo de relatório para a coordenação do programa. Divulgação de resultados em congressos nacionais e internacionais ou como trabalho completo em periódico.

FMM 850- Seminário de tese IV

Ementa: apresentação dos resultados finais em seminários conjuntos com o corpo docente e discente da pós graduação. Preparo de trabalho(s) completo(s) oriundo(s) da pesquisa, para submissão a periódico com corpo editorial. Redação final da tese.

Opcionais

FMM 804- Temas especiais em Endocrinologia I

Ementa: iniciação e aprimoramento do aluno no laboratório de pesquisa básica

FMM 805- Temas especiais em Endocrinologia II

Ementa: desenvolvimento de técnicas aplicáveis à pesquisa desenvolvida pelo aluno.

FMM 806- Temas especiais em Endocrinologia III

Ementa: análise crítica dos métodos de laboratório necessários à pesquisa. Ajustes metodológicos.

FMM 807- Metodologia da pesquisa aplicada à Endocrinologia

Ementa: o método científico e o planejamento experimental. Investigação científica em humanos: valores éticos.

FMM 809- Laboratório aplicado à pesquisa em Endocrinologia

Ementa: aprofundamento nas diferentes técnicas necessárias ao desenvolvimento da pesquisa em doenças endócrinas.

FMM 810- Métodos especiais aplicados à Endocrinologia

Ementa: aprendizado de tecnologia de ponta atualmente utilizada na investigação das endocrinopatias.

 

 

 

 


Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Janeiro
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Edifício do Centro de Ciências da Saúde
Bloco K, 2º andar, Sala 49 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - Brasil - CEP: 21.941-902
Tel.: +55 21 3938-6708 / +55 21 2280-7793