Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica

O Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da UFRJ é hoje a confluência das atividades acadêmicas e institucionais de docentes, discentes e colaboradores que se dedicam ao desenvolvimento de linhas de pesquisa na ampla área de conhecimento conhecida como "Clínica Médica". Criado em 1978 e com seu doutorado autorizado em 1994, formou um total de 726 alunos até 2013, sendo 540 mestrandos e 186 doutorandos. Desde 1996 pertence à elite da Pós-Graduação brasileira, obtendo notas máximas nas avaliações trienais da CAPES, com nota 7 nas duas últimas avaliações.

O Programa desenvolve-se através de projetos de pesquisa afins abrigados em linhas de pesquisa bem definidas, cada uma com um docente responsável que orienta alunos de pós-graduação e graduação.

Para os docentes e pesquisadores do programa, a produção científica cumpre o duplo papel de instrumento na formação do pós-graduando e de objetivo maior da atividade universitária.

O número de vagas disponíveis e mesmo as disciplinas cursadas pelo aluno dependem diretamente das necessidades e disponibilidades de cada linha de pesquisa.

É oferecido um núcleo de disciplinas essenciais obrigatórias e um "cardápio" de disciplinas eletivas relacionadas às linhas de pesquisa em atividade.

O Programa tem se destacado na ativa inserção internacional, caracterizada pela parceria não apenas em artigos científicos, como na busca de recursos externos para o fomento ao treinamento científico e à pesquisa.

    CONTATO

    PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA
    Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Medicina
    Av. Prof. Rodolpho Paulo Rocco nº 255
    Prédio do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho
    11º andar - Bloco F - Sala 4

    CEP: 21941-913 - Ilha do Fundão – Cidade Universitária
    Telefax:(21) 3938-2235
    E-mail: pgclinmed@gmail.com

 


MESTRADO
DOUTORADO
CONCEITO 7

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Portaria MEC 524, DOU 30/04/2008