Home » Notícias » Sndrome relacionada ao uso de lcool na gravidez tema de simpsio internacional na UFRJ

SAFO lcool a terceira causa de morte no mundo, perdendo apenas para doenas cardacas e cncer. Com cada vez mais problemas de sade relacionados ao consumo de bebidas alcolicas, o Centro de Ensino, Pesquisa e Referncia de Alcoologia e Adictologia - CEPRAL, da UFRJ, est promovendo esta semana o Simpsio Internacional - Sndrome Alcolica Fetal (SAF). O evento ser realizado no dia 15 de setembro, s 8h, no Salo Pedro Calmon - Campus da Praia Vermelha. A iniciativa do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC/UFRJ) e da Maternidade Escola da UFRJ.

"Os problema relacionados ao lcool no recebem o mesmo destaque que recebe o cigarro, por exemplo", conta o professor Jos Mauro Braz de Lima, docente da Faculdade de Medicina e do INDC/UFRJ. "Hoje, no incio do sculo XXI, os pases da comunidade europia e os EUA tm no alcoolismo uma das principais questes de sade pblica", acrescenta. Segundo Jos Mauro, o lcool est ligado violncia e s doenas degenerativas, psiquitricas e cardacas. "A viso hegemnica muito especializada, fragmentada. Na nossa perspectiva, h um olhar mais voltado para a sade pblica", afirma.

Pensamento transversal da medicina

"A Faculdade de Medicina da UFRJ tem agora um olhar mais atento para questes transversais. O pensamento transversal um pensamento ps-cartesiano", argumenta Jos Mauro. "Precisamos dessa viso sistmica, que no a viso hegemnica atualmente. Precisamos reformar essa viso. Por incrvel que parea, h apenas alguns anos criamos a primeira disciplina sobre lcool e drogas no pas. Foi a primeira universidade pblica a ter uma disciplina de graduao sobre o tema. No com a viso de sade mental e a viso psiquitrica, mas com a viso de sade pblica", destaca Jos Mauro, h mais de 30 anos professor da Faculdade de Medicina. A referida disciplina, sobre lcool e drogas, foi criada na Medicina e na Psicologia da UFRJ.

A Sndrome Alcolica Fetal (SAF) um problema de sade pblica dos mais srios, alerta Jos Mauro. Nos Estados Unidos, foi criada uma Fora Tarefa Nacional para cuidar do problema. "Estudando a influncia do lcool sobre o organismo, podemos perceber que uma das decorrncias da utilizao de lcool na gravidez a Sndrome Alcolica Fetal". Segundo o professor, no h uma dose segura para esse uso. "O ideal o lcool no ser utilizado".

Este o segundo simpsio internacional organizado pelo CEPRAL. J houve tambm diversos eventos sobre o assunto. "Poucos sabem qual a principal causa da deficincia cognitiva, que leva deficincia escolar nas crianas. justamente o lcool. Poucas pessoas conhecem esse dado. E por que no sabem? Eu formo mdicos todos os anos. Todos os anos passam mdicos pelas nossas mos na Faculdade de Medicina da UFRJ. No entanto, no havia at pouco tempo nenhum momento, em nenhuma disciplina, em que se falasse da terceira maior causa de doenas e mortes, que o lcool", acrescenta Jos Mauro.

Pesquisadora norte-americana falar sobre assunto

Segundo Jos Mauro, o problema do ensino mdico decorre de uma questo cultural de no avanar nos programas curriculares no que diz respeito a questes como a violncia, o lcool e as drogas. "H uma dificuldade da prpria academia em avanar com esses assuntos. Ento, se eu pergunto o que SAF, as pessoas no vo saber. No entanto, nos Estados Unidos mesmo, j h a chamada National Tesk Force [Fora Tarefa Nacional]. Neste simpsio, estar presente a pesquisadora da University of Washington School of Medicine (Seattle, EUA), Ann Streissguth, que falar exatamente sobre esta iniciativa. Este um sinal objetivo de que isso um problema relevante", argumenta o professor. Segundo Streissguth, uma das maiores autoridades do assunto no mundo, as complicaes orgnicas decorrentes da ao teratognica do lcool sobre o feto so responsveis, alm das leses cerebrais, por m-formaes cardacas e renais, entre outras.

Jos Mauro tem trabalhado sistematicamente com o assunto, criando o primeiro ambulatrio integrado de atendimento Sndrome Alcolica Fetal. Ele lembra que a incidncia de SAF estimada em 1 a 2 casos por mil nascimentos vivos, maior do que a Sndrome de Down, que de 1 por 3 mil nascimentos vivos. E alerta: "A indstria de bebidas se aproveita disso. No entanto, acredito que o principal problema cultural". Apesar da no descartar a importncia dos problemas chamados de "alta complexidade", Jos Mauro no deixa de criticar o ensino mdico no Brasil no que diz respeito ateno com a sade pblica. "Precisamos de mdicos para pensar os problemas mais importantes da nossa sociedade", afirma. Segundo aponta Jos Mauro, diversas iniciativas da Faculdade de Medicina da UFRJ tm contribudo para a mudana deste quadro.

O impacto do lcool nos acidentes de trnsito, o lcool e a mulher ou o impacto do lcool na previdncia social so algumas das teses orientadas pelo professor que buscam essa ligao com outras reas do saber. No evento do dia 15, ser proposta a criao de uma Semana Nacional de Preveno SAF, com visitas a rgos pblicos ligados ao tema, alm da proposio de uma Audincia Pblica na ALERJ, do Dia Estadual de Preveno da SAF e de um Projeto de Lei que obrigue a indstria da bebida a colocar um rtulo alertando que o lcool no pode ser consumido por uma mulher grvida - algo que j existe na Europa e nos Estados Unidos. Durante esta semana, foram espalhados outdoors como parte de uma campanha educativa sobre a Sndrome Alcolica Fetal.

Informaes adicionais pelos telefones (21) 2247-0867 e 2295-9794 ou pelo e-mail josemauro@indc.ufrj.br