HOME > Editais > PROGRAMA DE INTERCMBIO INTERNACIONAL 2010-1

PROGRAMA DE INTERCMBIO INTERNACIONAL 2010-1

Até 15/06/2010

O Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Prof. Antônio José Ledo Alves da Cunha, faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Programa de Intercâmbio Internacional, promovido no âmbito dos acordos de cooperação internacional entre a UFRJ e as Universidades de Lisboa, de Porto e de Coimbra

 

I – Do Objetivo

Promover o intercâmbio científico e cultural entre a Faculdade de Medicina da UFRJ e instituições estrangeiras conveniadas.

 

II – Do Público Alvo

Alunos regularmente matriculados nos 10°, 11° e 12° períodos da graduação do Curso Médico da Faculdade de Medicina da UFRJ em 2010/2°.

 

III – Das Vagas, Instituições e Período

São oferecidas seis (06) vagas para internato em 2010 em Portugal. São duas vagas para a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, duas para a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e duas para a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, que podem ser pleiteadas por alunos matriculados nos 9°, 10° ou 11° períodos durante 2010/1°. Estas vagas podem ser solicitadas para um período de 8 semanas em qualquer área correspondente aos nossos internatos rotatórios.

Quando a estadia internacional for realizada no 10° ou no 11° período, a área escolhida deverá ser a mesma que a do internato eletivo. Quando for realizada no 12º período a escolha da especialidade médica deverá ser correlata à grande área escolhida.

As faculdades acolhedoras se reservam o direito de confirmar a disponibilidade de vaga nas áreas/especialidades escolhidas apenas após a seleção e solicitação. Caso uma área/especialidade solicitada não possa ser garantida pela faculdade acolhedora, outra área/especialidade deverá ser escolhida pelo aluno selecionado.

 

IV – Das Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 1° a 15 de julho de 2010, na Secretaria Acadêmica da Faculdade de Medicina, localizada no 1º andar, salas 07 a 09, Bloco K, Prédio do CCS, no horário das 10:00 às 15:00 horas, sem possibilidade de prorrogação. O aluno deverá indicar em que área do Internato Rotatório ou Eletivo deseja realizar o internato internacional. A inscrição para este Edital se aplica para a realização do intercâmbio no ano seguinte ao atualmente cursado pelo aluno.

 

V – Dos Requisitos para a Candidatura

l        Estar matriculado e efetivamente cursando disciplinas acadêmicas do curso médico na UFRJ;

l        Não ter participado de programa de intercâmbio oficialmente promovido pela UFRJ.

Parágrafo único

Não são elegíveis para se candidatar:

l        O aluno que estiver com matrícula trancada na época das inscrições para o intercâmbio de que trata este edital

l        O aluno que não puder por qualquer razão estar inscrito no internato no período escolhido para o intercâmbio

VI – Da Documentação e das Condições Necessárias para Candidatura

l        Formulário de inscrição disponível na Secretaria Acadêmica ou no site da Faculdade de Medicina;

l        Histórico escolar oficial, com todos os semestres cursados até a data de inscrição para este intercâmbio;

l        Curriculum vitae;

l        Carta de intenção especificando quais contribuições o intercâmbio internacional trará para a formação acadêmica, profissional e pessoal do candidato (no máximo duas páginas, espaço duplo);

l        Apresentar CRA igual ou maior que 8.

 

VII – Da Seleção

A classificação e a seleção serão feitas pela Comissão de Intercâmbio e Relações Internacionais da Faculdade de Medicina, baseada na análise documental de mérito dos candidatos.

l        Resultado Final do processo seletivo

A partir do dia 31 de julho de 2010, na página eletrônica www.medicina.ufrj.br.

Parágrafo único

As vagas serão preenchidas de acordo com os resultados obtidos pelos candidatos. Após a classificação, todo aluno que não puder por qualquer razão estar inscrito no internato no período escolhido para o intercâmbio será eliminado. Havendo desistência ou eliminação do estudante selecionado, outro candidato será convocado, por ordem de classificação, a ocupar essa vaga.

 

VIII – Das Bolsas de Estágio

A Faculdade de Medicina não garante bolsas para a realização do intercâmbio internacional. Caso haja disponibilidade de bolsas para o ano 2010, a distribuição será realizada em função do CRA obtido na conclusão do oitavo período entre os candidatos selecionados.

 

IX – Dos Compromissos do Estudante Selecionado

 

IX.1 – Matrícula

O aluno selecionado para o intercâmbio deverá se inscrever no Setor de Convênios e de Relações Internacionais da UFRJ (www.scri.ufrj.br).

IX.2 – Obrigações acadêmicas

l        Entregar à Comissão de Intercâmbio e Relações Internacionais, ao final do intercâmbio, a Avaliação Acadêmica realizada pela Universidade Estrangeira, bem como relatório sobre sua experiência de intercâmbio;

l        Atender integralmente aos termos do presente Edital e do Regulamento do Programa de Intercâmbio Internacional da Faculdade de Medicina

IX.3 – Seguro-saúde, Alimentação e Hospedagem

Os alunos selecionados deverão providenciar com antecedência um seguro-saúde adequado, com cobertura total e ampla, para o período do intercâmbio. Os custos relativos à alimentação e à hospedagem não são de responsabilidade da UFRJ nem da Universidade acolhedora.

 

X – Dos Casos Omissos

Os casos omissos neste Edital serão dirimidos pela Comissão de Relações Internacionais da Faculdade de Medicina e pelo SCRI-UFRJ.

 

 

Rio de Janeiro, 01 de junho de 2010.

 

 

 

Prof. Antônio José Ledo Alves da Cunha

Diretor


Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Janeiro
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Edifício do Centro de Ciências da Saúde
Bloco K, 2 andar, Sala 49 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - Brasil - CEP: 21.941-902
Tel.: +55 21 3938-6708 / +55 21 2280-7793