HOME > Editais > PROGRAMA DE INTERCMBIO INTERNACIONAL

PROGRAMA DE INTERCMBIO INTERNACIONAL

Até 25/09/2009
PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONALANO LETIVO  de 2010

Edital de Seleção

 

O Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Prof. Antônio José Ledo Alves da Cunha, faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Programa de Intercâmbio Internacional, promovido no âmbito dos acordos de cooperação internacional entre a UFRJ e as Université de la Méditerranée (Aix-Marseille II) e Université Paris VI.

 

I - Do Objetivo

Promover o intercâmbio científico e cultural entre a Faculdade de Medicina da UFRJ e instituições estrangeiras conveniadas.

 

II - Do Público Alvo

Alunos regularmente matriculados nos décimo, décimo primeiro e décimo segundo períodos da graduação do Curso Médico da Faculdade de Medicina da UFRJ em 2010/1º ou 2010/2°.

 

III - Das Vagas, Instituições e Período

São oferecidas quatro (04) vagas para internato em 2010 na França. São duas vagas para a Faculdade de Medicina da Université de la Méditerranée/ Aix-Marseille II e duas para a Faculdade de Medicina Pierre et Marie Curie da Université Paris VI, que podem ser pleiteadas por alunos matriculados nos 8°, 9°, 10° ou 11° períodos durante 2009/2°. Estas vagas podem ser solicitadas para um período de 8 semanas em qualquer área correspondente aos nossos internatos rotatórios,  exceto em Pediatria e em Ginecologia-Obstetrícia na Faculdade de Medicina da Université de la Méditerranée/ Aix-Marseille II.

Quando a estadia internacional for realizada no 10° ou no 11° período, a área escolhida deverá ser a mesma que a do internato eletivo. Quando for realizada no 12º período a escolha da especialidade médica deverá ser correlata à grande área escolhida.

As faculdades acolhedoras se reservam o direito de confirmar a disponibilidade de vaga nas áreas/especialidades escolhidas apenas após a seleção e solicitação. Caso uma área/especialidade solicitada não possa ser garantida pela faculdade acolhedora, outra área/especialidade deverá ser escolhida pelo aluno selecionado.

 

IV - Das Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 21 a 25 de setembro de 2009, na Secretaria Acadêmica da Faculdade de Medicina, localizada no 1º andar, salas 07 a 09, Bloco K, Prédio do CCS, no horário das 10:00 às 15:00 horas, sem possibilidade de prorrogação. O aluno deverá indicar em que área do Internato Rotatório ou Eletivo deseja realizar o internato internacional.  A inscrição para este Edital se aplica necessariamente para a realização do intercâmbio no ano seguinte ao atualmente cursado pelo aluno.

 

V - Dos Requisitos para a Candidatura

  • l Estar matriculado e efetivamente cursando disciplinas acadêmicas do curso médico na UFRJ;
  • l Não ter participado de programa de intercâmbio oficialmente promovido pela UFRJ.

Parágrafo único

Não são elegíveis para se candidatar:

  • O aluno que estiver com matrícula trancada na época das inscrições para o intercâmbio de que trata este edital
  • O aluno que não puder por qualquer razão estar inscrito no internato no período escolhido para o intercâmbio

VI - Da Documentação e das Condições Necessárias para Candidatura

  • l Formulário de inscrição disponível na Secretaria Acadêmica ou no site da Faculdade de Medicina;
  • l Histórico escolar oficial, com todos os semestres cursados até a data de inscrição para este intercâmbio;
  • l Curriculum vitae;
  • l Comprovação de proficiência na língua francesa;
  • l Carta de intenção especificando quais contribuições o intercâmbio internacional trará para a formação acadêmica, profissional e pessoal do candidato (no máximo duas páginas, espaço duplo);
  • l Apresentar CRA igual ou maior que 8.

 

VII - Da Seleção

A classificação e a seleção serão feitas pela Comissão de Intercâmbio e Relações Internacionais da Faculdade de Medicina, baseada na análise documental de mérito dos candidatos.

  • l Resultado Final do processo seletivo

A partir do dia 13 de outubro de 2009, na página eletrônica http://www.ufsc.br/esai.

Parágrafo único

As vagas serão preenchidas de acordo com os resultados obtidos pelos candidatos. Após a classificação, todo aluno que não puder por qualquer razão estar inscrito no internato no período escolhido para o intercâmbio será eliminado. Havendo desistência ou eliminação de estudante selecionado, o candidato remanescente aprovado será convocado, por ordem de classificação, a ocupar essa vaga.

VIII - Das Bolsas de Estágio

                   A Faculdade de Medicina não garante bolsas para a realização do estágio internacional. Caso haja disponibilidade de bolsas para o ano 2010, a distribuição será realizada em função do CRA obtido na conclusão do sétimo período entre os candidatos selecionados.

 

IX - Dos Compromissos do Estudante Selecionado

 

IX.1 - Matrícula

O aluno selecionado para o intercâmbio deverá se inscrever no Setor de Convênios e de Relações Internacionais da UFRJ (www.scri.ufrj.br).

 

IX.2 - Obrigações acadêmicas

  • entregar à Comissão de Intercâmbio e Relações Internacionais, ao final do intercâmbio, a Avaliação Acadêmica realizada pela Universidade Estrangeira, bem como relatório sobre sua experiência de intercâmbio;
  • atender integralmente aos termos do presente Edital e do Regulamento do Programa de Intercâmbio Internacional da Faculdade de Medicina

IX.3 - Seguro-saúde, Alimentação e Hospedagem

Os alunos selecionados deverão providenciar com antecedência um seguro-saúde adequado, com cobertura total e ampla, para o período do intercâmbio. Os custos relativos à alimentação e à hospedagem não são de responsabilidade da UFRJ nem da Universidade acolhedora.

 

X - Dos Casos Omissos

Os casos omissos neste Edital serão dirimidos pela Comissão de Relações Internacionais da Faculdade de Medicina e pelo SCRI-UFRJ.

 

 

Rio de Janeiro, 31 de agosto de 2009.

 

 

Prof. Antônio José Ledo Alves da Cunha

Diretor

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A FICHA DE INSRIÇÃO


Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Janeiro
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Edifício do Centro de Ciências da Saúde
Bloco K, 2 andar, Sala 49 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - Brasil - CEP: 21.941-902
Tel.: +55 21 3938-6708 / +55 21 2280-7793