Bem-vindo à homepage do IV Congresso Nacional de Fisioterapia


O primeiro Curso de Fisioterapia em universidade pública no Estado do Rio de Janeiro foi criado pela UFRJ em agosto de 1994, gerando assim, um marco para a profissão em nosso Estado, visto que à época, a fisioterapia, embora em franca expansão, carecia de um espaço universitário que incluísse também a pesquisa na formação discente.

Sobre o tripé ensino, pesquisa e extensão, o Curso de Fisioterapia da UFRJ foi desenvolvido buscando a ciência como base para a formação de novos profissionais, e promove desde 1997 um evento que congrega a troca de experiências entre acadêmicos e fisioterapeutas de diversas áreas e instituições de ensino e assistência. Os primeiros eventos eram chamados de FISIO FUNDÃO, ocorriam anualmente e eram organizados por acadêmicos do último ano. A partir do sucesso e fonte crescente de educação continuada e crescimento científico-profissional, foi criado o CONAFISIO – Congresso Nacional de Fisioterapia da UFRJ, eventos de maior abrangência, com frequência a cada dois anos e que congregaram desde então, os professores e acadêmicos do referido Curso.

Em sua 4ª edição, o CONAFISIO – UFRJ, cujo tema central será “FISIOTERAPIA UFRJ: 20 Anos de Novas Perspectivas, da Bancada à Prática Clínica”, pretende apresentar ao público participante, temas atuais das mais diversas áreas da Fisioterapia, a fim de confirmar a evolução da profissão no cenário regional e nacional. Além disso, em comemoração as 20 anos da criação do Curso de Fisioterapia/UFRJ, será realizado durante o evento, o II Encontro de ex-alunos da Fisioterapia UFRJ, trazendo a tona, as conquistas profissionais desenvolvidas por eles em um cenário de pesquisa e prática clínica durante as últimas duas décadas.


Localização e data de realização


Rio de Janeiro, 6/7/8 de maio de 2015
Local: CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - UFRJ (Ilha do Fundão) Auditório Roxinho - Salão Nobre
Rio de Janeiro – RJ