HOME > Hospitais

Hospitais

 

Conheça a relação de Hospitais Universitários da UFRJ

 

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF

Nos seus 110.000 metros quadrados, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concentra todos os elementos essenciais à promoção e ao desenvolvimento da saúde pública: assistência à população, ensino qualificado e pesquisa científica. Todas essas funções convivem em plena integração, transformando o HUCFF em um centro de saúde e ciência como poucos no país.

 

Atuam no hospital 3.513 profissionais, entre professores, médicos, enfermeiros e pessoal administrativo e de apoio. Essa equipe é reforçada por cerca de 200 médicos residentes e mil estudantes de medicina, entre outros integrantes da comunidade acadêmica hospitalar, que se caracteriza pela multidisciplinaridade.

 

Por se tratar de hospital universitário, ligado a uma das melhores faculdades de medicina do país, o HUCFF promove uma conexão permanente entre a pesquisa científica, o avanço tecnológico e a prestação de serviços à população. Dos serviços ambulatoriais, exames dos mais variados, internação, até as cirurgias, o hospital atende milhares de pacientes por mês.
   
Mais detalhes na página http://www.hucff.ufrj.br
 
Ficha técnica:
Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF
Diretor: Alexandre Pinto Cardoso
Avenida Brigadeiro Trompowski, s/nº, Prédio do Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária, Campus do Fundão
Tels.: (0xx21) 2598-2789 (geral), 2270-9591 (Diretoria)
Fax: (0xx21) 2270-2193

 


Hospital-Escola São Francisco de Assis - HESFA

O HESFA dando continuidade aos seus vestígios do passado, continuará com as marcas de sua tradição no cuidado à população descuidada, aquela que está fora da tendência atual que privilegia o tratamento tecnológico e farmacológico, altamente sofisticado, que hoje é amplamente utilizado na rede de hospitais, inclusive os públicos. Queremos reabrir leitos de internação para pacientes de longa permanência ou de cuidado continuado, pacientes que necessitam de um grande investimento profissional e humano. São aqueles que já foram nomeados, equivocadamente, de pacientes crônicos ou fora de possibilidades terapêuticas, palavras performáticas que podem levar a procedimentos assistenciais mais próximos a um certo descuido.

 

O que se propõe é um cuidado humanizado, a partir de um hospital também humanizado, intermediando pacientes e seus familiares no contexto da atenção Nesse sentido, o HESFA ao mesmo tempo que consolida seu perfil assistencial ambulatorial existente, irá reativar a internação para aqueles que não têm outro espaço para se tratar, por serem excluídos de outros centros de saúde e ser esta a sua clientela preferencial.

 

Mais detalhes na página http://www.hesfa.ufrj.br/

Ficha Técnica:
Hospital-Escola São Francisco de Assis - HESFA
Diretora: Cristina Maria Douat Loyola      
Av. Presidente Vargas, 2863 - Cidade Nova
Cep: 20210-030
Tels.: (0xx21) 2293-2932 (Diretoria), 2293-9443 (UR/UTAS), 2293-2255 (Disque-  Aids)     
Fax: (0xx21) 2293-1042

 


Instituto de Ginecologia

Localizado no Hospital Moncorvo Filho, no Centro da Cidade, o Instituto de Ginecologia é centro de referência para a região do Grande Rio e de todos os Municípios do Estado. Em seus 57 anos de funcionamento, já foram atendidas 250 mil pacientes.

 

É a única unidade hospital da UFRJ que possui Serviço de Radioterapia, existente apenas em mais duas instituições públicas no município do Rio de Janeiro - Inca e Hospital de Oncologia. A radioterapia é procedimento terapêutico imprescindível na oncologia ginecológica e determina um prolongado acompanhamento dos pacientes.

 

Ficha técnica:
Instituto de Ginecologia
Diretor: Antonio Carneiro Tavares Sobrinho
Rua Moncorvo filho, 90 - Centro
Tels.: (0xx21) 2232-5165 (geral), 2232-3943 e 2232-2970 (Diretoria), 2232-5195 (enfermaria)
Fax: (0xx21) 2252-1379

 


Instituto de Neurologia Deolindo Couto - INDC

O Instituto de Neurologia é um hospital universitário, situado no Campus da Praia Vermelha, e desempenha funções de assistência e ensino de Neurologia e Neurocirurgia.

 

O Centro de Investigação e Tratamento das Miopatias do Instituto existe desde 1978 e atende a pacientes com doenças musculares primárias. Os pacientes são submetidos a exames complementares, conforme a orientação do especialista. Nesses estudos, incluem-se a consulta do neurologista, do cardiologista, do psicólogo, do fisioterapeuta e do fonoaudiólogo.

 

Mais detalhes na página  http://www.indc.ufrj.br/

Ficha técnica:
Instituto de Neurologia Deolindo Couto - INDC
Diretor: José Luiz de Sá Cavalcanti
Av. Venceslau Brás, 71 - Botafogo, Campus da Praia Vermelha
Tels.: (0xx21) 2295-6282 (mesa) e 2295-8795
Fax: (0xx21) 2295-9794

 


Instituto de Psiquiatria - IPUB

O objetivo principal do Instituto de Psiquiatria é cooperar no ensino, na pesquisa e na divulgação da psiquiatria e das ciências afins, não só no Brasil como no exterior. O Instituto de Psiquiatria vem desenvolvendo, através do ensino, da pesquisa e da assistência, um trabalho da mais alta relevância no campo da Saúde Mental em nosso país, sendo hoje uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente.

 

O Instituto de Psiquiatria é hoje Centro Colaborador para Ensino, Pesquisa e Treinamento em Serviço, em Saúde Mental, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Centro de Excelência do Sistema Unificado de Saúde (SUS) do Estado do Rio de Janeiro.

 

Mais detalhes na página  http://www.ipub.ufrj.br/

Ficha técnica:
Instituto de Psiquiatria - IPUB
Diretor: Marcio Versiani
Av. Venceslau Brás, 71 fds. - Botafogo, Campus da Praia Vermelha
Cep: 22290-140
Tel.: (0xx21) 2295-3449
Fax.: (0xx21) 2295-2549

 


Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira - IPPMG

O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira é um hospital pediátrico universitário, situado na Cidade Universitária, que desempenha funções de assistência e ensino de Pediatria e desenvolve pesquisa na área materno-infantil. Além disso, oferece o Programa de Educação Continuada (PEC) para graduados, graduandos e alunos do Ensino Médio, que tem como objetivo principal o aprimoramento dos conhecimentos teóricos e práticos dos profissionais da área de saúde ligados à pediatria, através do treinamento em serviço.
 

Mais detalhes na página http://www.ippmg.ufrj.br/

Ficha técnica:
Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira - IPPMG
Diretor: Antonio Ledo
Avenida Brigadeiro Trompowski, s/nº, Cidade Universitária, Campus do Fundão
CEP 21941-590
Tels. 2598-6142/6152

 


Instituto de Doenças do Tórax - IDT

O Instituto de Doenças do Tórax dedica-se à promoção da Saúde e à Assistência Integral de doenças cardíacas e respiratórias. Nessas especialidades, oferece treinamento avançado (pós-graduação) para todas as profissões de Saúde e promove a atualização permanente do "staff" em intercâmbio com instituições de alto nível no Brasil e no exterior.

 

No IDT, as pesquisas científicas e tecnológicas contribuem para uma melhor compreensão da Saúde e da Doença e para a atualização de procedimentos e tecnologias de reabilitação e reintegração ao convívio social e ao trabalho.
 

Mais detalhes na página  http://www.idt.ufrj.br/

Ficha técnica:
Instituto de Doenças do Tórax - IDT
Diretor: Gilvan Renato Muzy de Souza
Avenida Brigadeiro Trompowski, s/nº, Prédio do Hospital Universitário, sala     1D-58, Cidade Universitária, Campus do Fundão
Cep: 20931-000
Tels.: (0xx21) 2562-2833/2887
Fax: (0xx21) 2580-8532

 


Maternidade-Escola

A Maternidade Escola da UFRJ foi fundada em 18 de janeiro de 1904 com o nome de Maternidade do Rio de Janeiro e sua finalidade principal era a de assistir às gestantes e às crianças recém-nascidas das classes menos favorecidas do nosso Estado. Sua importância no ensino da Obstetrícia, no Brasil, foi base para a formação dos cursos de pós-graduação em níveis de mestrado e de doutorado. Atualmente, a Maternidade-Escola oferece assistência a gestantes e a recém-nascidos de alto risco. Dispõe de ambulatórios/pré-natal de baixo e alto risco, planejamento familiar, genética pré-natal, medicina fetal (com os mais modernos procedimentos propedêuticos e terapêuticos nesta área) e de follow-up para recém-nascidos  prematuros, como, também, presta assistência e incentivo ao aleitamento materno, funcionando em regime interdisciplinar.

 

A Maternidade-Escola funciona 24 horas por dia e conta com um moderno Centro Obstétrico, UTI Neonatal, Banco de Leito Humano, Alojamento Conjunto e Enfermarias Mãe-Canguru, assim como serviços de apoio (laboratório de análises clínicas e de patologia). Vale salientar o seu pioneirismo na introdução dos métodos biofísicos na Obstetrícia do Brasil, como a ultra-sonografia e a doplerfluxometria.
     

Ficha técnica:
Maternidade-Escola
Diretor: Jofre Amim Junior
Rua das Laranjeiras, 180 - Laranjeiras
Tels.: (0xx21) 2285-7935, 2205-3229 e 2205-3096
Fax: (0xx21) 2285-7994

 











© 2013 Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Janeiro. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização dos responsáveis pelo conteúdo.
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Edifício do Centro de Ciências da Saúde, Bloco K, 2º Andar, Sala 49 - CEP: 21.941-902
TEL.: 55 (0XX21) 3938-6708 FAX: 55 (0XX21) 2280-7793 - gabinete@medicina.ufrj.br