Acesso à informação - Brasil Acesso à informação Portal Brasil

HOME » Extenso


Extenso


Segundo o plano nacional de educação, a extensão é definida como "o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade." Para chegar a esse conceito a extensão percorreu um longo caminho, passando por transformações em sua definição e principalmente em suas ações e relações entre a academia e sociedade.

 

Atualmente a extensão universitária encontra-se em um  momento muito importante, pois necessita consolidar-se como um fazer acadêmico que viabiliza as funções acadêmica, social e articuladora das universidades na sociedade moderna.

 

CARACTERÍSTICAS DA AÇÃO EXTENSIONISTA:

 

Os protagonistas são alunos, professores e sociedade; todos são elementos ativos e participantes onde a troca de saberes e informações nortearão o processo. 
 

Uma ação extensionista tem seus braços para a sociedade e para a formação cidadã do aluno.
 

As ações extensionistas devem ter compromisso social, responsável e modificador; para isso devem reconhecer as necessidades e problemas da sociedade para, utilizando-se do saber acadêmico, viabilizar soluções. 
 

A produção do conhecimento se faz através da realidade da comunidade sendo demanda da sociedade aliada à tecnologia e cientificidade acadêmica. O processo deverá ser emancipador e democrático. Compreende o outro como sujeito histórico, cultural, respeitando seus valores e cultura, assumindo compromisso com as mudanças.
 

Utiliza metodologia participativa e a prática do cuidado, aprendizado do saber escutar, aprender a resignificar ou criar conceitos.
 

A ação extensionista deve produzir modificações e, como tal, precisa da pesquisa e de seus resultados para se sistematizar, organizar e replanejar suas ações.
 

A ação extensionista deve ter um caráter inter, multi ou transdisciplinar de setores da universidade e sociedade, vários profissionais, ONGs, representantes da sociedade de áreas diversas organizam-se para conhecer, trocar e construir saberes entre si. Produz intercâmbios e parcerias. Assim a EXTENSÃO caracteriza-se como um processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, indispensável na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade.
 

Deve promover e enfatizar a utilização de tecnologia disponível para ampliar a oferta de oportunidades e melhorar a qualidade da educação, aí incluindo a educação continuada e à distância;
 

Elaborar um novo pensar sobre o fazer universitário, com redefinição de conceitos e de práticas e a efetiva mobilização da comunidade acadêmica na direção de uma práxis que se apresente integrada, interdisciplinar, sintonizada com o conhecimento novo e com a realidade e demanda social.
 

Deve-se associá-la ao compromisso social da UFRJ, ou seja, deve ser planejada e executada visando suprir algumas necessidades da comunidade onde estiver sendo desenvolvida.

 

 

 


Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Janeiro
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Edifício do Centro de Ciências da Saúde
Bloco K, 2 andar, Sala 49 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - Brasil - CEP: 21.941-902
Tel.: +55 21 3938-6708 / +55 21 2280-7793