HOME > Vestibular

Vestibular

A UFRJ organiza seu próprio Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação desde 1987, para o Concurso de 1988. A decisão representou um marco para o ensino no Brasil pois a UFRJ rompia com os vestibulares que usavam quase exclusivamente provas de múltipla escolha e retomava o caminho de propor, aos candidatos, apenas provas discursivas.
 
O que se viu nos anos subseqüentes foi quase uma revolução. Aos poucos, as outras instituições de ensino superior públicas no estado do Rio de Janeiro foram incorporando, mesmo que parcialmente,  as provas discursivas a seus processos seletivos. Rapidamente o alunado mudou seu comportamento diante de nossas provas. O que inicialmente era um mar de provas em branco, hoje representa a exceção; as escolas retomaram os processos educativos baseados em provas discursivas, os alunos retomaram o hábito de escrever e, portanto, de "tirar de dentro" suas respostas, em vez de apenas procurar reconhecer uma sentença verdadeira.
 
Hoje, temos um modelo acadêmico consolidado, baseado na premissa de que as provas discursivas são as ideais para selecionar os futuros alunos da UFRJ. O processo de correção das provas, aperfeiçoado ao longo dos anos, é totalmente confiável e eficiente. Nossas provas são sempre consideradas referência de qualidade e não raro causam impactos positivos no ensino médio.
 
Para que você fique por dentro sobre os mecanismos de ingresso, transferência de cursos, critérios de insenção e mudança de cursos, clique aqui:
Vestibular http://www.vestibular.ufrj.br/ (Concurso de Seleção para Ingresso nos Cursos de Graduação)
Transferência Externa http://www.pr1.ufrj.br/ingressoufrj/transferenciaext/default.php
Mudança de Curso http://www.pr1.ufrj.br/ingressoufrj/mudancacurso/default.php
Isenção de Vestibular http://www.pr1.ufrj.br/ingressoufrj/isencaovest/default.php (Reingresso)
 
A UFRJ, além de adotar uma política de ampliação do número de vagas, vem aprimorando, ano a ano, a oferta de bolsas. Em 2006, serão mais de 3 mil divididas por várias modalidades: de Monitoria, Iniciação Artistica e Cultural, Auxilio a Estudante de Baixa Renda, Extensão, Estágio para Laboratórios de Informática e de Iniciação Científica.
 
Mais detalhes na página http://www.pr1.ufrj.br/pr1/dae/default.php

Coordenadora Geral da Comissão Executiva do Concurso de Seleção (Vestibular): Deia Maria Ferreira
Coordenador Acadêmico: Luiz Otávio Langlois
Endereço: Avenida Brigadeiro Trompowski, s/nº, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Bloco D, Campus da Ilha do Fundão
Cep: 21949-900
Tels. 2598-9430/9904











© 2013 Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Janeiro. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização dos responsáveis pelo conteúdo.
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Edifício do Centro de Ciências da Saúde, Bloco K, 2º Andar, Sala 49 - CEP: 21.941-902
TEL.: 55 (0XX21) 3938-6708 FAX: 55 (0XX21) 2280-7793 - gabinete@medicina.ufrj.br