Acesso à informação - Brasil Acesso à informação Portal Brasil

HOME » Resumo das disciplinas do Curso Mdico


Resumo das disciplinas do Curso Mdico

Curso Médico | Estrutura Curricular | Objetivos Gerais | Outros Programas | Períodos | Grade Horária | Resumo das Disciplinas | Meios de Comunicação | Edital | Internato

 

O Resumo das disciplinas do Curso Médico pode ser visto nos quadros existentes a seguir, onde são citados os departamentos de origem.


DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO CURSO MÉDICO E SUAS EMENTAS

 

DISCIPLINAS OU PCIs/ CÓDIGOS  DEPARTAMENTO EMENTAS
Administração e planejamento de Saúde FMS381  Medicina Preventiva  Análise da estrutura e do processo organizacional dos serviços de saúde. Análise de resultados.
 Anatomia M1 BMA120  Anatomia  Introdução ao estudo da Anatomia Humana (Descritiva e Topográfica). Metodologia do estudo anatômico. Princípios gerais de organização do corpo humano. Organização dos sistemas orgânicos. Princípios morfo-funcionais do Sistema Locomotor.
 Atenção Integral à Saúde      FMW231  Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva,               Psiquiatria e Medicina Legal, Clínica Médica e Pediatria  O conceito e a prática da saúde integral do indivíduo: dimensões biológica, psicológica, social e ética. Introdução à Bioética. A relação médico-paciente. A Unidade de Cuidados Básicos de Saúde e a equipe multiprofissional. Saúde e Sociedade. Políticas de Saúde. Vigilância Epidemiológica.
 Biofísica MI BMB160  Biofísica e Fisiologia  Biofísica de Membranas (natureza, interação e função de componentes de membranas biológicas). Biologia Molecular (fluxo da informação genética e suas aplicações em Biologia). Radioisótopos (radiação, traçadores e proteção radiológica, ultra-som, raios laser) e Radiobiologia (Reparação celular, mutagênese e carcinogênese).
 Bioquímica MI BMQ140  Bioquímica Médica  Tópicos relevantes da estrutura e da função de moléculas biológicas em metabolismo geral. Identificação e relacionamento da estrutura das moléculas com sua função biológica. Determinação dos princípios gerais de regulação de vias metabólicas e as principais inter-relações entre as distintas vias.
 Cirurgia FMC592  CIRURGIA  Cirurgia geral, torácica, vascular, plástica, proctológica, urológica e neurológica. Pré e  pós operatório dos pacientes cirúrgicos. Indicações, métodos e resultados do tratamento cirúrgico das principais afecções. Patologia cirúrgica. Urgências cirúrgicas. Bases da técnica operatória. Bases da anestesia. Discernimento das afecções cirúrgicas quanto às indicações de cirurgia ou opção terapêutica clínica.
 Clínica Pediátrica I FMI471  Pediatria  Abordagem ampla dos diversos temas referentes a ações básicas de saúde que têm por objetivo final a redução da morbi-mortalidade infantil.
 Clínica Pediátrica II FMI591  Pediatria  Estudo das patologias mais freqüentes em Pediatria, subdivididas em módulos: cardiologia, gastroenterologia, endocrinologia, pneumologia, neonatologia, reumatologia, dermatologia, genética, neurologia, hematologia, nefrologia e emergências médico-cirúrgicas. Aborda-se a etiopatogenia, o diagnóstico, o tratamento, o prognóstico, a prevenção e a reabilitação das diversas afecções observadas.
 Doenças Infecciosas e           Parasitárias FMS471 Medicina Preventiva  Doenças por protozoários, helmintos, fungos, bactérias e vírus. Acidentes por animais peçonhentos. Infecções hospitalares. Emergências infecciosas. Regras gerais da solicitação e interpretação de exames complementares. Antibioticoterapia. Profilaxia individual e coletiva. Análise de custos de terapêutica e exames complementares em doenças infecciosas.
 Epidemiologia FMS351 Medicina Preventiva  Conceitos e métodos básicos que fundamentam a prática epidemiológica. Vigilância epidemiológica. Bioestatística. Epidemiologia no âmbito clínico. Epidemiologia no âmbito populacional.
 Farmacologia MI BMF220   Farmacologia Básica e Clínica  Princípios gerais. Farmacocinética. Relação entre efeito e concentração das drogas. Drogas que atuam nas sinapses e nas junções neuro-efetoras. Autacóides e antagonistas. Farmacologia clínica dos anestésicos locais.  Farmacologia endócrina: hormônios e antagonistas. Drogas que atuam nas doenças infecciosas e parasitárias. Drogas que atuam no aparelho respiratório: analépticos, depressores, mucocinéticos e antitussígenos. Quimioterapia antimicrobiana e antineoplásica. Estrógenos, progestógenos e anticoncepcionais orais.
 Farmacologia MII BMF224 Farmacologia Básica e Clínica  Sistemas cardiovascular e renal: diuréticos e drogas utilizadas na mobilização dos edemas. Farmacoterapia da angina: nitratos, bloqueadores do canal do cálcio e antagonistas beta adrenérgicos. Farmacoterapia da hipertensão arterial. Digital e glicosídeos cardíacos. Drogas anti-arrítmicas. Drogas anticoagulantes, trombolíticas e antiplaquetárias. Farmacologia do sangue e órgãos correlacionados. Sistema nervoso central: farmacologia clínica da dor e da inflamação. Anestésicos gerais: princípios gerais, anestésicos inalatórios, venosos e associações mais utilizadas. Farmacoterapia das epilepsias. Drogas antiparkinsonianas. Dependência de drogas. Farmacoterapia das desordens psiquiátricas.
 Genética e Evolução para a Medicina IBG229 Genética  Estrutura, replicação e funcionamento do material genético. Classificação das doenças genéticas. Mecanismos genéticos produtores de doenças gênicas, cromossômicas, multifatoriais e seus métodos de detecção. Aconselhamento genético. Genética de populações. O processo evolutivo.
 Ginecologia FMG501 Ginecologia e Obstetrícia  Dismorfismos. Distopias genitais. Distúrbios funcionais. Esterilidade e anticoncepção. Processos inflamatórios. Tumores e displasias. Urgências. Implicações éticas.
 Histologia e Embriologia Básicas BMH100 Histologia e Embriologia  Aspectos morfológicos, ultra-estruturais e funcionais dos componentes celulares. Sistemas genitais. Fecundação. Implantação do ovo humano. Desenvolvimento dos folhetos embrionários. Anexos embrionários. Aspectos estruturais e funcionais dos tecidos. Correlações histofisiológicas e histoquímicas.
 Internato Rotatório A Clínica Médica FMMU21 Clínica Médica  Estágio curricular sob a forma de treinamento em serviço, sob supervisão docente e com responsabilidade progressiva na grande área da Clínica Médica.
 Internato Rotatório B Cirurgia FMCU22 Cirurgia  Estágio curricular sob a forma de treinamento em serviço, sob supervisão docente, com finalidade de aprimorar atos médicos e conhecimentos adquiridos em períodos anteriores do curso de graduação, estimulando a responsabilidade progressiva na grande área da Cirurgia.
 Internato Rotatório C Pediatria FMIU23 Pediatria  Estágio curricular sob a forma de treinamento em serviço, sob supervisão docente e com responsabilidade progressiva na grande área da Pediatria.
 Internato Rotatório D Ginecologia e Obstetrícia FMGU24 Ginecologia e Obstetrícia  Estágio curricular sob a forma de treinamento em serviço, sob supervisão docente e com responsabilidade progressiva na grande área da Ginecologia e Obstetrícia.
 Internato em Cirurgia FMCU12 Cirurgia  Estágio curricular sob a forma de treinamento em serviço, sob supervisão docente, objetivando aprimorar atos médicos, desenvolver a prática  dos conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação  e estimular a responsabilidade progressiva na grande área da Cirurgia.
 Internato em Clínica Médica FMMU12 Clínica Médica  Estudo das enfermidades dos vários aparelhos e sistemas  mais prevalentes na população adulta brasileira, com ênfase no diagnóstico, tratamento e medidas profiláticas, sob a forma de treinamento em serviço, sob supervisão docente, na grande área da Clínica Médica.
 Internato  em  Ginecologia e Obstetrícia FMGU12 Ginecologia e Obstetrícia  Estágio curricular sob a forma de treinamento em serviço, sob supervisão docente e com responsabilidade progressiva na grande área da Ginecologia e Obstetrícia.
 Internato em Pediatria FMIU12 Pediatria  Estágio curricular sob a forma de treinamento em serviço, sob supervisão docente e com responsabilidade progressiva, na grande área de Pediatria.
 Medicina Interna I FMW352 Cirurgia,  Clínica Médica, Pediatria, Psiquiatria e Medicina Legal e Radiologia  Semiogênese dos grandes sinais, sintomas e síndromes clínicas. Semiotécnica sistematizada do adulto comparada à da criança. Semiologia radiológica. Conceitos básicos de técnica operatória e de procedimentos invasivos. Prática cirúrgica de menor complexidade. Bases científicas em anestesiologia. Relação médico-paciente.
 Medicina Interna II FMW362 Clínica Médica e Patologia  Estudo das afecções cardiovasculares, respiratórias, neurológicas e reumáticas, mais freqüentes na população, abordando a etiopatogenia, a fisiopatologia, a anatomia patológica, a epidemiologia, o  diagnóstico clínico e laboratorial, a terapêutica, o prognóstico, a prevenção e a reabilitação.
 Medicina Interna III FMW472 Clínica Médica e Patologia  A etiopatogenia, o diagnóstico clínico, radiológico e anatomopatológico, a terapêutica, o prognóstico, a prevenção e a reabilitação das principais afecções digestivas, renais, metabólicas, endócrinas, dermatológicas, hematológicas e oncológicas.
 Medicina Legal FML591 Psiquiatria e Medicina Legal  Estudo das relações da Medicina com o Direito nos campos penal, civil, administrativo e ético. Uso e valorização das perícias médicas dentro deste contexto.
 Microbiologia e Imunologia M IMW242 Microbiologia Geral, Virologia, Imunologia e Microbiologia Médica  Estudo das características das células bacterianas, do sistema imune e das viroses, assim como da patogênese, da imunidade e dos métodos para controle e diagnóstico laboratorial das principais infecções humanas causadas por vírus e bactérias.
 Oftalmologia FMO592 Otorrinolaringologia e Oftalmologia  Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento das principais patologias oculares do adulto e da criança. A rotina do exame oftalmológico, com ênfase na formação do médico generalista.
 Ortopedia e Traumatologia FMT591 Ortopedia e Traumatologia  Patologia, clínica, tratamento e profilaxia das lesões congênitas e adquiridas mais freqüentes e/ou incapacitantes do aparelho locomotor. Implicações psicossociais e éticas.
 Otorrinolaringologia FMO591 Otorrinolaringologia e Oftalmologia  Principais patologias que acometem os ouvidos, nariz, seios paranasais,  faringe, laringe, cordas vocais e nervo facial e suas relações com as doenças sistêmicas.
 Obstetrícia FMG591 Ginecologia e Obstetrícia  Morfofisiologia e semiologia da gravidez. Parto e puerpério. Gravidez de alto risco. Medicina fetal. Urgências obstétricas. Parto patológico. Obstetrícia preventiva. Implicações éticas.
 Parasitologia Médica BMP241 Biologia Celular e Parasitologia (IBCCF)  Morfologia, biologia, relação parasito-hospedeiro dos parasitos de maior prevalência médica no Brasil e os seus vetores. Noções de epidemiologia e correlação clínica.
 Patologia Forense FML472 Psiquiatria e Medicina Legal  Estudo conceitual da morte e dos fenômenos cadavéricos. Mortes naturais e mortes violentas (criminosas, suicidas e acidentais). Aspectos legais das declarações de óbito. Traumatologia forense. Causalidade do dano. Patologia geral das lesões, incapacidades e mortes causadas por energias externas.
Patologia Geral M FMP242 Patologia  Conceito de doença através do estudo dos agentes agressores e da resposta do organismo a esta agressão. Estudo dos diversos tipos de agressão com ênfase na correlação clínico-patológica através da integração dos achados morfológicos com os clínicos.
Propedêutica Clínica FMW241 Clínica Médica, Pediatria, Psiquiatria e Medicina Legal e Radiologia  Semiogênese  de grandes sinais e sintomas e de  síndromes clínicas. Anamnese do adulto e da criança. Semiotécnica sistematizada do adulto quanto a inspeção geral e sinais vitais. Propedêutica radiológica. Técnicas básicas de enfermagem. A relação do estudante com o  paciente.
Psicologia Médica FML351 Psiquiatria e Medicina Legal  Estudo dos aspectos básicos da estrutura e dinâmica da relação médico-paciente inserida no contexto social. Reflexão sobre as vicissitudes do aluno ao passar a integrar a equipe de saúde em sua primeira experiência de relação continuada com pacientes. Estudo das características peculiares da assistência nas diferentes situações de atendimento médico ( CTI, emergência, enfermaria e ambulatório).
Psiquiatria e Saúde Mental FML481 Psiquiatria e Medicina Legal  Psiquiatria preventiva. Semiologia. Principais síndromes psiquiátricas. Psicoses e retardo mental. Desenvolvimento e reações anormais. Urgências  psiquiátricas.
Saúde e Trabalho FMS361 Medicina Preventiva  Saúde do trabalhador; saúde ambiental; ergonomia.
Sistemas Cardiovascular e Respiratório Anatomia, Histologia e Embriologia, Bioquímica Médica e biofísica e Fisiologia  Sistema Cardiovascular: embriogênese, anatomia macroscópica e microscópica e fisiologia cardiovascular.  Sistema Respiratório: embriogênese, anatomia macroscópica e microscópica e fisiologia respiratória. Bioquímica do sistema hemolinfopoético: propriedades gerais do sangue e metabolismo da hemácia. Hemostases primária e secundária.
Sistema Digestivo BMW232 Anatomia , Histologia e Embriologia, Bioquímica Médica e Biofísica e Fisiologia  Morfologia, Fisiologia e Bioquímica do aparelho digestivo
Sistemas Endócrino e Reprodutor BMW233 Anatomia , Histologia e Embriologia, Bioquímica Médica  e Biofísica e Fisiologia  Embriogênese, anatomia macro e microscópica das glândulas endócrinas. Fisiologia endócrina. Bioquímica dos hormônios. Embriogênese do sistema reprodutor. Anatomia macro e microscópica do sistema reprodutor. Fisiologia da reprodução e sua regulação hormonal. Regulação hormonal do crescimento e desenvolvimento.
Sistema Nervoso BMW121 Anatomia , Histologia e Embriologia e Biofísica e Fisiologia   Bioeletrogênese. Organização geral e ontogenia do Sistema Nervoso (SN). Anatomia macro e microscópica do SN. Sistemas sensitivo-motores. Regulação das funções viscerais pelo SN. Funções nervosas superiores.
Sistema Urinário BMW231 Anatomia, Histologia e Embriologia, Bioquímica Médica  e Biofísica e Fisiologia  Estudo integrado das estruturas e funções do sistema urinário, abrangendo os aspectos macroscópicos (descritivos e topográficos), correlações morfofuncionais, descrição fenomenológica da hemodinâmica renal, da filtração glomerular e dos processos de transporte através dos epitélios renais. Análise das peculiaridades do metabolismo renal, dos mecanismos moleculares do transporte de água e solutos, da regulação neuro-endócrina das funções renais e sua integração com outros aparelhos e sistemas.

 

DISCIPLINAS DE ESCOLHA CONDICIONADA

 

DISCIPLINAS OU PCIs/CÓDIGOS  DEPARTAMENTOS  EMENTAS

AÇÕES ESTRATÉGICAS EM SAÚDE COLETIVA FMS112

 

 MEDICINA PREVENTIVA

 

Indicadores Epidemiológicos aplicados à avalização de saúde; praticas programáticas em saúde; diagnósticos/avaliação de programa; educação em saúde.

 

ADMINISTRAÇÃO DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS FMI481  PEDIATRIA Gerenciamento de clínicas e consultórios. Legislação da atividade profissional. Informática na atividade médica privada.
APRENDENDO APRENDER MEDICINA  FACULDADE DE MEDICINA nbsp; NUTES Método e organização do estudo na Universidade. O ensino, a aprendizagem e o processo de construir conhecimento na área da saúde. O conhecimento na Medicina. Instrumentos teóricos e práticos de apoio ao processo de conhecer e de comunicar os resultados da aprendizagem

ASPECTOS SÓCIO-CULTURAIS DA SAÚDE E MEDICINA FML115

 

 PSIQUIATRIA E MEDICINA LEGAL

 

Aspectos sócio-culturais e históricos das Ciências Médicas. Análise e contextualização de epitemiologias e categorias médicas.

 

BIOESTATÍSTICA MÉDICA FMS243

 

 MEDICINA PREVENTIVA

 

Estatística em Medicina, Descrição e apresentação de dados, Probabilidade e avaliação de testes diagnósticos. Árvores de probabilidade e análise de sobrevida. Distribuições de variáveis aleatórias. Comparação de grupos. Efeito de uma intervenção ou exposição. Modelos de regressão linear, logístico e riscos proporcionais. Uso de pacotes estatísticos.

 

BIOFÍSICA DO NEFRON BMB625

 

 BIOFÍSICA E FISIOLOGIA

 

 Modelagem matemática da filtração glomerular. Bases da reabsorção e secreção de ions ao longo do néfron. Bases bioquímicas do transporte de ions no néfron.

 

BIOLOGIA MOLECULAR APLICADA À FUNÇÃO RENAL OU BIOQUÍMICA DA FUNÇÃO RENAL BMB624

 

 BIOFÍSICA E FISIOLOGIA

 

Metabolismo de Ca2+ de PO2-4 do Rim (determinação dos efeitos de calcitonina. PTH e vitamina D no transporte de Ca2+ e PO2-4 no Rim). Efeito de peptídios natriuréticos e antinatriuréticos no transporte de solutos e água ao longo do néfron (identificação das principais vias de síntese de peptídios e seus sítios de ação). Papel de autacóides na função renal. Supra-renal e o Rim (determinação do efeito de hormônios produzidos na supra-renal no transporte ao longo do néfron).

 

BIOLOGIA MOLECULAR NA CLÍNICA MÉDICA  INSTITUTO DE BIOFÍSICA Biologia molecular na Clínica Médica; diagnósticos moleculares de infecções bacterianas, leishmanioses e viroses, doenças genéticas, hematológicas e oncológicas.
DIAGNÓSTICO MICROSCÓPICO EM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS FMS475  MEDICINA PREVENTIVA Solicitação e interpretação de exames microscópicos. Realização das técnicas de exame microscópico a fresco e microscopia de campo escuro. Utilização do nanquim, hidróxido de potássio e lugol. Colorações de Gram, Ziehl-Nielsen, Giemsa e azul de metileno. Impregnação pela prata.
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS NA INFÂNCIA FMI502  PEDIATRIA   Conduta a nível de internação e ambulatorial nas infecções respiratórias agudas. Sibilância na infância. Broncopneumopatias crônicas e de repetição. Tuberculose.
ELETROCARDIO GRAFIA BÁSICA FMM261  CLÍNICA  MÉDICA Eletrocardiograma normal. Sobrecargas cavitárias. Bloqueios de condução. Síndromes isquêmicas. Arritmias. Alterações eletrolíticas e medicamentosas.

ESTUDO DAS HEMOGLOBINOPATIAS FMI202

 

 PEDIATRIA

 

Introdução ao Estudo das Hemoglobinopatias. História da Anemia Falciforme no Brasil. Fundamentos biomédicos e socio-epidemiológicos das hemoglobinopatias. Programa de hemoglobinopatias do Ministério da Saúde. Morbimortalidade e complicações da Anemia Falciforme.

 

FÍSICA DAS RADIAÇÕES PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES  INSTITUTO DE FÍSICA UFRJ DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR Princípios gerais das radiações. Conceituação de radioproteção e dosimetria. Aplicação das radiações na área médica no diagnóstico e na terapêutica: raios X, tomografia, ressonância nuclear. Terapia com fotons, eletrons, neutrons, etc.
FÓRCIPS E MANOBRAS OBSTÉTRICAS FMG593   GINECOLOGIA E  OBSTETRÍCIA Comportamento médico diante de atos tococirúrgicos. Fórcips: emprego atual, indicações, condições de praticabilidade. Parto pélvico. Versão e extração podálica. Embriotomias.

FORMAÇÃO CIENTÍFICA BÁSICA EM FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO BMB627

 

 BIOFÍSICA E FISIOLOGIA

 

Aulas teórico-práticas abordando diferentes métodos de medidas: provas de função pulmonar, CRF, ventilação alveolar, espaço morto anatômico e fisiológico, ventilação/perfusão, espirografia, gasometria arterial, controle da ventilação, mecânica respiratória, micromecânica, histopatologia pulmonar.

 

 FUNDAMENTOS PRÁTICOS E TEÓRICOS DA ASSISTÊNCIA. PSIQUIÁTRICA PARA O CLÍNICO  PSIQUIATRIA E MEDICINA LEGAL As especificidades e as generalidades do atendimento ao paciente psiquiátrico. O funcionamento de uma instituição psiquiátrica e seus diversos setores: ambulatório, hospital-dia, enfermaria e oficinas terapêuticas. As interfaces do paciente psiquiátrico com as intercorrências clínicas.

 FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA DO SISTEMA HEMOLINFOPOIÉTICO BMQ157

 

BIOQUÍMICA MÉDICA

 

Bases bioquímicas dos distúrbios relacionados à hemostase. Alterações do metabolismo da hemácia. Hemoglobinopatias. Anemias.

 

 FUNDAMENTOS TEÓRICOS-PRÁTICOS EM FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA BMB623

 

 BIOFÍSICA E FISIOLOGIA

 

Mecanismo de defesa pulmonar, mecânica respiratória: limitação de fluxo, PEEP intrínseca, pressão esofagiana, tubos traqueais, curva volume-pressão; espirometria síndromes obstrutivas e restritivas. Teorias sobre distribuição da relação ventilação/perfusão, funções endócrino-metabolicas pulmonares. Fisiologia no exercício, mergulho, grandes altitudes, toxicidade do oxigênio.

 

 FUNDAMENTOS TEÓRICOS-PRÁTICOS DE FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR BMB620

 

 BIOFÍSICA E FISIOLOGIA

 

Relação estrutural - função do sistema cardiovascular. Coração elétrico. Bases das arritmias cardíacas. Coração mecânico. Controle da circulação. Mecanismos básicos de controle da pressão arterial. Diferentes fatores que controlam o diâmetro vascular e o fluxo sanguíneo. Controle integrado da circulação. Aspectos fisiopatológicos do sistema cardiovascular: hipertrofia; falência cardíaca e hipertensão. Métodos de terapia gênica. Envelhecimento e sistema cardiovascular.

 

 GENÉTICA CLÍNICA  FMI592  PEDIATRIA   Introdução à Genética Clínica.Princípios de dismorfologia. Semiologia genética. Doenças genéticas mais comuns. Aconselhamento genético. Agentes ambientais nocivos ( radiação e medicamentos).
 GENÉTICA E  AMBIENTE  IBG488  GENÉTICA Complicações na herança monogênica. Herança multifatorial e doenças crônicas comuns. Teratogênese ambiental. Prevenção de defeitos congênitos genéticos ou ambientais.
 HEMOTERAPIA FMI361  PEDIATRIA   Introdução à Hemoterapia. Seleção de doadores de sangue. Uso de produtos do sangue. Efeitos adversos das transfusões. Avaliação de riscos e benefícios da terapêutica transfusional.
 HISTÓRIA DA MEDICINA  FMS474  MEDICINA PREVENTIVA Doença, morte e suas representações em civilizações antigas e contemporâneas. As práticas preventivas e curativas através do tempo. Os agentes: curandeiros, físicos, barbeiros e médicos. A medicina no Brasil de 1500 até hoje.
 INFECTOLOGIA PEDIÁTRICA FMI509    PEDIATRIA Introdução à Infectologia Pediátrica. Nutrição e infecção. Alterações metabólicas na criança. Infecção e imunidade. SIDA em crianças. Vacinação da criança com imunodeficiência. Febre na criança: interpretação e tratamento. Antibioticoterapia em Pediatria. Doenças epidêmicas na infância: diagnóstico e conduta. Infecção hospitalar na área pediátrica.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA I FMW121  TODOS OS DEPARTAMENTOS QUE PARTICIPAM DO CURSO MÉDICO  Fundamentos filosóficos da ciência. O método científico.  Epidemiologia clínica. Ética e pesquisa. Fundamentos de estatística. Informática em pesquisa. Referenciação bibliográfica.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA II FMW123  TODOS OS DEPARTAMENTOS QUE PARTICIPAM DO CURSO MÉDICO Aplicação prática do método científico , da ética na pesquisa e da informática na pesquisa. Referenciação bibliográfica.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA III FMW124  TODOS OS DEPARTAMENTOS QUE PARTICIPAM DO CURSO MÉDICO Aplicação prática do método científico , da ética na pesquisa e da informática na pesquisa. Referenciação bibliográfica.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA IV FMW125  TODOS OS DEPARTAMENTOS QUE PARTICIPAM DO CURSO MÉDICO Aplicação prática do método científico , da ética na pesquisa e da informática na pesquisa. Referenciação bibliográfica.

INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA BIOLÓGICA FMW481

 

 ANTROPOLOGIA, MUSEU NACIONAL/UFRJ

 

A disciplina Antropologia Biológica faz uma ponte entre as Ciências Sociais e as Ciências Biomédicas trazendo aos alunos uma experiência curricular única. O conhecimento dos aspectos biológicos e sócio-culturais dos processos evolutivos humanos darão aos estudantes um embazamento sólido sobre relações entre homem e meio ambiente, o que será de grande utilidade para o desenvolvimento do seu raciocínio clínico prático. Além disso, a disciplina apresentará um leque de possibilidades de novas áreas de estudo e especialização dentro do campo da medicina.

 

  INTRODUÇÃO À CIRURGIA PÁSTICA  FMC594

 

  CIRURGIA  

  Aspectos gerais da cirurgia plástica. Técnica cirúrgica básica.
INTRODUÇÃO  À PSICANÁLISE PSIQUIATRIA E MEDICINA LEGAL História. Teoria da sexualidade. Teoria dos sonhos. Aparelho psíquico. Casos clínicos. Transferência e técnica psicanalítica. Teoria geral das enfermidades psíquicas. Psicanálise aplicada à infância, à adolescência e aos grupos.
MASTOLOGIA   GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA  Estudo da Embriologia, Anatomia, Fisiologia e Patologias mamárias benignas e malignas.
MEDICINA INTENSIVA FMW581 CLÍNICA MÉDICA  O funcionamento de uma Unidade de Terapia Intensiva. A equipe de saúde no cuidado do paciente grave. Teoria e prática da terapia intensiva: métodos diagnósticos, terapêuticos e aspectos éticos nos pacientes que demandam cuidados.

MEDICINA NUCLEAR PARA O INTERNATO FMR353

 

RADIOLOGIA

 

Radiofármacos, emprego no diagnóstico e tratamento das diversas afecções; demostração teórico-prática de exames cintilográficos, visando melhor compreensão, principais indicações e reconhecimento das alterações observadas com a utilização dos mesmos. Fundamento do método cintilográfico. Imagem tomográfica em Medicina Nuclear.

 

PRIMEIROS SOCORROS FMW592 CLÍNICA MÉDICA, CIRURGIA E ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Primeiros cuidados no atendimento aos pacientes com  ferimentos, queimaduras e traumas. Trabalho de parto.
RADIOLOGIA PARA O INTERNATO FMR352 RADIOLOGIA Indicação de exames radiológicos. Sinais radiológicos. Terminologia radiológica.
REPRODUÇÃO HUMANA, ESTERILIDADE E PLANEJAMENTO FAMILIAR  FMG242 GINECOLOGIA  E  OBSTETRÍCIA Principais causas e diagnóstico da esterilidade conjugal. Aspectos epidemiológicos, socioeconômicos, éticos e clínicos do planejamento familiar.
SABER MÉDICO, CORPO E SOCIEDADE FML594 PSIQUIATRIA  E  MEDICINA LEGAL Natureza, propósitos e procedimentos consignados no chamado %Cmétodo científico%D e suas relações com o conhecimento médico. Exame crítico dos pressupostos teóricos e sociais do saber médico numa perspectiva histórica. Medicina e Sociedade: o processo de transformação das práticas médicas. Saber médico, normatização e controle do corpo humano.
SEXUALIDADE HUMANA  FMG352   GINECOLOGIA  E  OBSTETRÍCIA Bases anátomo-funcionais da sexualidade humana. Diferenciação, identidade e papéis sexuais. Disfunções sexuais. Sexualidade e sociedade. Sexualidade na saúde e na doença. Educação sexual e o profissional de saúde.
SOCIOLOGIA E CIÊNCIA BMQ156 DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA MÉDICA ICB Ciência e tecnologia:evolução histórica; evolução do conhecimento e seu impacto no indivíduo e na sociedade. o conceito de criatividade em ciências. A divulgação científica. correlação entre ciência básica e ciência aplicada: fatos e mitos. a ciência e a importância da multidisciplinaridade na sociedade contemporânea. A imagem da ciência e do cientista na sociedade. A evolução da ciência no Brasil. A contribuição da universidade brasileira para a ciência. O valor social da ciência.

TÓPICOS AVANÇADOS EM FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO BMB628

 

BIOFÍSICA E FISIOLOGIA

 

Discussão de artigos científicos abordando os diferentes temas atuais relacionados à fisiologia respiratória. Espirometria. Mecânica respiratória. Mecânica tecidual. Histerese. Controle  da ventilação. Relação Ventilação-Perfusão. Difusão e transporte de gases. Respiração em ambientes especiais.

 

TÓPICOS DE FISIOLOGIA ENDOCRINA BMB618

 

BIOFÍSICA E FISIOLOGIA

 

Bases Moleculares do Sistema Endócrino e Reprodutor. Aspectos fisiológicos e fisiopatológicos: metabolismo Hidro-salino, crescimento e desenvolvimento, metabolismo intermediário, gônoda, gestação e lactação. Treinamento didático em seminários e estudos dirigidos.

 

URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA MÉDICA FMW591 CLÍNICA MÉDICA, PEDIATRIA, CIRURGIA E GINECOLOGIA, OBSTETRÍCIA, ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA. Diagnóstico e tratamento das principais emergências e urgências nas doenças cardiovasculares, neurológicas, respiratórias, renais, hepáticas, endócrinas, reumáticas, obstétricas e ginecológicas, no trauma e doenças produzidas por causas externas.

USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE ALCOOL E OUTRAS DROGAS FMW353

 

CLÍNICA MÉDICA, PSIQUIATRIA E MEDICINA LEGAL

 

Conceito de uso, abuso e dependência de drogas. Aspectos biológicos, psicológicos e sociais relacionados ao emprego de drogas. Epidemiologia do abuso de drogas. Princípios de prevenção e tratamento das dependências químicas. Principais transtornos físicos e psíquicos relacionados ao uso de substâncias. O uso de drogas e a prática clínica. Aspectos médico legais do uso de drogas.

 

VACINAÇÃO EM CRIANÇAS   DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA Introdução à vacinação. História da vacinação no Brasil. Fundamentos biomédicos e sócio-epidemiológicos da vacinação. Calendário vacinal. Rede de frio. Efeitos adversos da vacinação.

VIDA E MORTE, SAÚDE E DOENÇA FMS244

 

MEDICINA PREVENTIVA

 

A partir de várias concepções de vida e de morte na história da filosofia e das civilizações, repensar os conceitos de vida e de morte, de saúde e de doença.

 

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES   DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA Abordagem da violência contra a criança e o adolescente com enfoque principal sobre a violência doméstica. As questões sobre o tema serão sempre remetidas a casos concretos de pacientes atendidos pela equipe multidisciplinar  no ambulatório de atendimento à família do IPPMG, de modo que os alunos contextualizem a teoria dentro da nossa realidade. As atividades terão a participação de profissionais das áreas de Enfermagem, Serviço Social e Psicologia, contando também com profissionais de outras Instituições que desenvolvem programas de atendimento na área.

 

Curso Médico 
Estrutura Curricular
Objetivos Gerais
Outros Programas
Períodos
Resumo das Disciplinas
Meios de Comunicação
Edital
Grade de Horário

 

 


Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Janeiro
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Edifício do Centro de Ciências da Saúde
Bloco K, 2 andar, Sala 49 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - Brasil - CEP: 21.941-902
Tel.: +55 21 3938-6708 / +55 21 2280-7793