Acesso à informação - Brasil Acesso à informação Portal Brasil

HOME » O Curso Mdico da Faculdade de Medicina da UFRJ


O Curso Mdico da Faculdade de Medicina da UFRJ

Curso Médico | Estrutura Curricular | Objetivos Gerais | Outros Programas | Períodos | Grade Horária | Resumo das Disciplinas | Meios de Comunicação | Edital | Internato | Programa Pedagógico do Curso (PPC) | Código de Ética do Estudante

 

A estrutura da UFRJ e, portanto, da Faculdade de Medicina é departamental. O Departamento é a menor fração da instituição para efeitos de organização didática, científica, administrativa e de distribuição de pessoal. Aos departamentos compete o planejamento, a execução e a coordenação do ensino das diversas disciplinas que o integram. Cada departamento tem uma secretaria e é dirigido por um chefe, subordinado por sua vez ao Corpo Deliberativo do Departamento, composto por professores e representantes dos alunos.

 

A Faculdade de Medicina tem dez departamentos próprios - Cirurgia; Clínica Médica; Ginecologia e Obstetrícia; Medicina Preventiva; Ortopedia e Traumatologia; Otorrinolaringologia e Oftalmologia; Patologia; Pediatria; Psiquiatria e Medicina Legal e Radiologia - que atuam em grande parte nas disciplinas do ciclo profissional do curso. As disciplinas básicas estão sob a responsabilidade de departamentos pertencentes a outras unidades do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Pertencendo ao Centro de Ciências da Saúde, a Faculdade de Medicina conta com o apoio de várias unidades e órgãos suplementares deste Centro, que participam, sob sua coordenação geral, do curso médico. São elas: Instituto de Ciências Biomédicas (disciplinas ou Programas Curriculares Interdepartamentais - PCIs - de Anatomia MI, Biofísica MI, Bioquímica MI, Histologia e Embriologia Básicas, Sistema Nervoso, Sistemas Cardiovascular e Respiratório, Sistemas Endócrino e Reprodutor, Sistema Urinário, Sistema Digestivo, Farmacologias MI e MII e Parasitologia Médica); Instituto de Microbiologia (Microbiologia e Imunologia); Instituto de Biologia (Genética e Evolução Para a Medicina) e Instituto de Biofísica. O ciclo profissional, também sob a coordenação da Faculdade de Medicina, é ministrado, em grande parte nos seguintes órgão e unidades do CCS: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF); Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG); Instituto de Ginecologia; Instituto de Psiquiatria (IPUB); Maternidade Escola e Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva (NESC). Além desses, a Faculdade de Medicina utiliza, como espaço de ensino e atuação, unidades e serviços da rede de saúde do Município do Rio de Janeiro.

 
O curso médico de graduação está programado para a duração mínima de 12 e máxima de 18 semestres letivos.

O Curso é desenvolvido através de Disciplinas ou de Programas Curriculares Interdepartamentais ou PCIs. Os conteúdos das diversas áreas de conhecimento são organizados de forma a integrá-los em uma seqüência de apresentação lógica, priorizando os problemas médicos mais comuns da nossa população.

O sistema é o de créditos, porém existem planos de estudos que são sugeridos pela FM por representarem a seqüência mais recomendável das Disciplinas ou PCIs. Estes planos podem ser alterados em função de necessidades dos alunos, desde que sejam respeitados os pré-requisitos, haja compatibilidade da grade horária, haja uma seqüência lógica e exista aprovação da Coordenação do Curso.

As Disciplinas ou os PCIs são em sua maioria obrigatórias, entretanto, 16 créditos têm que ser cumpridos nas Disciplinas Complementares de Escolha Condicionada.

As Disciplinas Básicas do curso estão sob a responsabilidade dos Institutos de Ciências Biomédicas e Instituto de Biofísica (Anatomia MI, Biofísica MI, Bioquímica MI, Histologia e Embriologia Básicas, Sistema Nervoso, Sistema Cardiovascular e Respiratório, Sistema Endócrino-Reprodutor, Sistema Urinário, Sistema Digestivo, Parasitologia Médica, Farmacologia MI e Farmacologia MII), Instituto de Microbiologia (Microbiologia e Imunologia) e Instituto de Biologia (Genética e Evolução Para a Medicina).

As chamadas Disciplinas da área profissional são realizadas em diversas Unidades hospitalares da UFRJ (Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, Instituto de Ginecologia, Instituto de Psiquiatria, Maternidade Escola) e em Unidades de serviço da rede de saúde do Município do Rio de Janeiro, sob a coordenação da Faculdade de Medicina.

 

 


Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Janeiro
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Edifício do Centro de Ciências da Saúde
Bloco K, 2 andar, Sala 49 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - Brasil - CEP: 21.941-902
Tel.: +55 21 3938-6708 / +55 21 2280-7793