Acesso à informação - Brasil Acesso à informação Portal Brasil

HOME » PINC


PINC

 


O Programa de Iniciação Científica (PINC) da Faculdade de Medicina da UFRJ é composto por um conjunto de quatro disciplinas de escolha condicionada (PINC I, II, III e IV) nas quais os alunos têm a oportunidade de participar ativamente de projetos de pesquisa em desenvolvimento no Centro de Ciências da Saúde. Cada disciplina tem carga horária semanal de oito horas, durante 18 semanas, sendo o horário estabelecido em comum acordo entre o professor/orientador e o aluno, respeitada a grade horária obrigatória.

Os objetivos do PINC são:

1 - Oferecer ao aluno uma experiência viva do método científico em suas diversas etapas, desde o estudo aprofundado da literatura sobre um tema até a preparação do trabalho para publicação;

2 - Introduzir o aluno em um conjunto de questões relevantes relacionadas à investigação científica, tais como a ética em pesquisa, o método epidemiológico e a utilização de recursos de informática em pesquisa.

O PINC é um programa de enorme sucesso na Faculdade de Medicina, com elevada taxa de participação discente. Com o intuito de aprimorá-lo, a Faculdade de Medicina decidiu inserir o PINC diretamente nos projetos de pesquisa em atividade nos departamentos e programas de Pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde, com dois propósitos: possibilitar maior integração entre o Ensino de Graduação e Pós-graduação; e assegurar a qualidade e produtividade dos projetos de pesquisa nos quais os alunos participam.

SIGMA é o instrumento para viabilizar esta integração e facilitar o contato entre os alunos candidatos ao PINC e os docentes pesquisadores. Para isto, foi criado no SIGMA um módulo específico para o PINC. Para viabilizar a utilização deste módulo, cada docente deverá informar o número de alunos que deseja aceitar em cada um de seus projetos de pesquisa. Os alunos candidatos ao PINC poderão procurar os projetos de pesquisa pelo nome do professor, pelo título do projeto, pelo nome do programa de pós-graduação ou pelo nome do departamento ao qual o projeto está vinculado. O aluno fará uma seleção dos projetos em que está interessado e saberá, de imediato, se há vagas disponíveis. Nesse caso, vai entrar em contato com o professor por e-mail ou pessoalmente, buscando a sua aceitação no projeto de pesquisa.

Ocorrido este entendimento, a Coordenação do PINC procederá à matrícula dos alunos nas disciplinas. À medida que os alunos forem sendo matriculados e vinculados aos projetos, o SIGMA informará o número de vagas já ocupadas, aquelas disponíveis e os nomes dos alunos vinculados a cada projeto.

 

 



Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Janeiro
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Edifício do Centro de Ciências da Saúde
Bloco K, 2 andar, Sala 49 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - Brasil - CEP: 21.941-902
Tel.: +55 21 3938-6708 / +55 21 2280-7793