Acesso à informação - Brasil Acesso à informação Portal Brasil

HOME » Resumo das disciplinas do Curso de Fonoaudiologia


Resumo das disciplinas do Curso de Fonoaudiologia

O Resumo das disciplinas do Curso de Fonoaudiologia pode ser visto nos quadros existentes a seguir, onde também visualiza-se os departamentos de origem de cada disciplina.


DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA E SUAS EMENTAS

 

DISCIPLINAS OU PCIs/ CÓDIGOS DEPARTAMENTOS EMENTAS
Acústica para Fonoaudiologia BMB 115 PCI Grandezas físicas; fenômenos ondulatórios; ondas sonoras e sua representação gráfica; ondas complexas e o Teorema de Fourier; medidas da velocidade, pressão, intensidade e energia sonoras; transmissão do som; ressonância nos tratos oral e auditivo; bases físicas da fonação; ruídos: conceitos, efeitos e controle; acústica fisiológica; psicoacústica; bases físicas da audição; processamento digital do som.

 

AFASIOLOGIA E FONOAUDIOLOGIA FMO 602 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Conceituação da afasia e implicações sociais, afetivas e cognitivas. Descrição histórica. Sintomatologia , diagnóstico e manifestações lingüísticas relacionadas as classificações clássica e Luriana. Procedimentos para a avaliação. Diagnóstico diferencial entre a afasia e: disartria e apraxia de fala; quadros demenciais e lesões do hemisfério direito. Diferentes abordagens terapêuticas. orientação familiar.
APRIMORAMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL FMO 597 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Princípios e procedimentos fonoaudiológicos aplicados à voz profissional falada e cantada. Aspectos básicos da comunicação oral. Avaliação da comunicação oral. Aplicação prática de técnicas de dicção na comunicação oral.
AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM FMO 472 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Contextualização das diferentes correntes de linguagem na especificidade da prática fonoaudiológica. Análise das manifestações da linguagem nos aspectos de desenvolvimento. O processo de aquisição da linguagem. Constituição da subjetividade através das relações interpessoais. A aquisição dos níveis linguísticos. A relação língua oral x língua escrita.
Aspectos Psicossociais do Desenvolvimento Humano I FML 122 Psiquiatria e Medicna Legal

 

Princípios básicos das teorias do desenvolvimento em psicologia: psicologia comportamental, psicanalítica, cognitivista. A função do brincar na infância. Crescimento e desenvolvimento. Aspectos psicossociais da infância e da adolescência.
ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO II FML232 Psiquiatria e Medicina Legal Princípios básicos das teorias do desenvolvimento em psicologia: psicologia comportamental, psicanalítica e cognitivista. Aspectos psicossociais da idade adulta e da velhice.
AUDIOLOGIA I FMO 241 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Conceitos, aspectos e abordagens atuais em audiologia clínica básica. Noções gerais de psicoacústica. Acumetria. Avaliação audiológica básica: via aérea, via óssea, audiometria vocal [índice de reconhecimento de fala (IRF), limiar de recepção de fala (LRF) e limiar de detecção de voz (LDV)] e Weber audiométrico. Classificação das perdas auditivas quanto ao tipo e ao grau. Aplicação do mascaramento clínico.
AUDIOLOGIA II FMO 365 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Aplicação do mascaramento clínico na avaliação audiológica. Fundamentos da imitanciometria: o impedanciômetro, curvas timpanométricas e reflexos acústicos estapedianos. Aplicação clínica da imitanciometria. Correlação entre avaliação audiológica, imitanciometria e as patologias otológicas. Testes supra-liminares audiométricos para realização de diagnóstico diferencial entre patologias cocleares e retro-cocleares.
AUDIOLOGIA INFANTIL FMO 243 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Desenvolvimento da audição normal. Avaliação comportamental da audição de 0 a 24 meses. Audiometria tonal condicionada, timpanometria e pesquisa do reflexo estapediano em crianças. Técnicas de audiometria vocal em crianças. Processamento auditivo central: etapas do desenvolvimento, indicação, avaliação e testagens.
BIOESTATISTICA FMS114 Medicina Preventiva Estatística: conceito e aplicações. Classificações de variáveis. Medidas de posição. Medidas de dispersão. Apresentação tabular e gráfica. Noções de amostragem. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança para média e proporção. Testes de hipóteses. Nível de significância. Teste %Ct%D de Student. Teste X2. Correlação e Regressão.
Bases Morfofuncionais do Aparelho Fonoarticular BMW 022 PCI Org. geral e anat. macroscópica da face. Morfogênese e malformações do des. da face, boca e faringe. Hist. da boca, faringe e glândulas salivares. Odontogênese. Dente. Periodonto. ATM. Anat. funcional do ap. fonoarticular. Mastigação e deglutição. Org. morfofuncional, embriol. e malformações do ap. resp. Anat. do nariz, cavidades nasal e paranasais. Hist. das vias aéreas superiores e inferiores. Mecanismos de defesa dos pulmões. Anat. da laringe e pulmão. Volumes e capacidade pulmonares. Espaço morto e ventilação alveolar. Mecânica resp. Transporte de gases no organismo.

 

Bases Morfofuncionais dos Sistemas Sensoriais BMW 024 PCI Divisões da orelha. A histologia das orelhas externa, média e interna. Embriologia das orelhas externa, media e interna e co-relações com aros branquiais. Malformações da orelha.
BIOQUÍMICA BMQ 110 Bioquímica Constituintes da matéria viva: aminoácidos e proteínas, estrutura e função. Atividade enzimática. Introdução ao código genético. Estrutura do DNA e RNA. Síntese de proteínas e engenharia genética. Introdução ao metabolismo: bioenergética, glicólise, metabolismo oxidativo. Metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos. Regulação metabólica: alosteria e ação de hormônios, e integração metabólica.
CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA I FMO U06 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Experiência clínica em avaliação, diagnóstico e terapia fonoaudiológica no ambulatório da clínica-escola do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estágio obrigatório nas áreas de linguagem e audição e em mais uma área escolhida entre motricidade oral e voz; de caráter essencialmente prático, sob supervisão docente. Estudos de casos clínicos e participação em equipe multidisciplinar.
CLÍNICA FONOAUDIOLOGIA II FMO U07 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Continuidade da experiência clínica ambulatorial nas diversas áreas da fonoaudiologia. Aperfeiçoamento nas áreas de linguagem e audição. Realização de experiência clínica em uma das áreas de motricidade oral e voz que não tenha elegido na Clínica Fonoaudiológica I, de forma a complementar sua vivência clínica nas áreas de especialidade da fonoaudiologia.
DISCURSO E PRAGMÁTICA LEF 243 Lingüística e Filologia Competência comunicativa e situação de fala. A noção de contexto. Pistas de contextualização e atividade de fala. A estrutura da fala. Turno, pares adjacentes e a análise da conversação. Atos de fala diretos e indiretos. Implicatura. Semântica do discurso. Coerência e incoerência no discurso.
ELETROFISIOLOGIA DA AUDIÇÃO FMO 361 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Anátomo-fisiologia e fisiopatologia da audição. Potenciais evocados auditivos: princípios básicos e classificação. Eletrococleografia, Audiometria de tronco encefálico, Potenciais evocados auditivos de média e longa latência e Emissões otoacústicas: definição, classificação, aplicação clínica, realização e interpretação.
ÉTICA E FONOAUDIOLOGIA FML 352 Psiquiatria e Medicina Legal Conceituação e fundamentação da ética e bioética. Conhecimento de elementos históricos, políticos e legais da Fonoaudiologia. Capacitação para uma ação profissional responsável e ética.
FISIOLOGIA E BIOFÍSICA BMB 111 PCI Neurofisiologia geral; sistemas sensoriais; sistemas motores; sistema nervoso autônomo; sistema cárdio-vascular; sistema respiratório; sistema renal; sistema digestivo; sistema endócrino; sistema reprodutor. Ênfase nos sistemas relacionados com a fala e audição.
Fonética e fonologia LEF 152 Lingüística e Filologia Noções básicas de fonética articulatória: matéria e tarefa da fonética. Descrição do aparelho fonador, classificação dos sons da fala. Treinamento em produção e transcrição dos sons da fala. Rudimentos de fonética acústica. O nível fonológico. Os sons da fala no sistema lingüístico. Fonemas e alofones. Diferenças fonéticas e fonêmicas. Traços distintivos. Processos fonológicos.
FUNÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO FMO 237 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Anátomofisiologia do sistema estomatognático. Desenvolvimento das funções do aparelho estomatognático do nascimento até a idade adulta. Interrelação do desenvolvimento global (tônus, postura e movimento) com o desenvolvimento das funções orais. Fatores que interferem no desenvolvimento das funções de sucção, deglutição, mastigação, fala e respiração. Construção de programas preventivos.
Genética para Fonoaudiologia IBG 128 Genética Bases moleculares da hereditariedade. Genética Mendeliana. Citogenética. Mecanismos produtores de doenças gênicas, cromossômicas e multifatoriais e seus métodos de detecção. Metodologia do DNA recombinante. Genética Clínica.
INTRODUÇÃO À FONOAUDIOLOGIA FMO 112

 

Otorrinolaringologia e Oftalmologia Perspectivas epistemológicas da Fonoaudiologia no contexto histórico-científico. Noções básicas do sistema fono-articulatório. Descrição dos distúrbios da comunicação nas áreas de motricidade oral, linguagem, voz e audição. Apresentação da estrutura física e curricular do curso de fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Áreas de atuação do fonoaudiólogo.

 

INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA LEF 142 Lingüística e Filologia Conceito de língua e linguagem. Interfaces. A organização histórica do conhecimento lingüístico. Níveis lingúísticos. A língua e a cultura, linguagem e pensamento, preconceitos lingúísticos.

 

INFORMAÇÃO E SAÚDE FMS 124 Medicina Preventiva Conceitos básicos e classificação. A informação e a comunicação. Meios de processamento, acumulação e transmissão da informação. Sistema de informação e saúde. A informação e a investigação científica. Sistema computadorizado de informação. Micro-Informática e saúde.

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA FMS 121 Medicina Preventiva Ciência e conhecimento científico: conhecer e pensar; os diferentes modos de conhecer. Pesquisar e aprender: leitura, organização do trabalho acadêmico; pesquisa bibliográfica; uso da biblioteca. Método científico: aspectos históricos; influência das diversas correntes filosóficas na evolução do pensamento científico. Elaboração de trabalhos científicos: revisão da literatura, projeto de pesquisa, categorias teóricas, metodologia e instrumentos de pesquisa.

MORFOLOGIA BÁSICA BMW 014

PCI Histologia: Noções gerais de Biologia Celular. Histofisiologia dos tecidos: tecidos epiteliais; tecido conjuntivo; tecidos conjuntivos especiais; tecidos ósseos e cartilaginosos; tecidos musculares; tecidos musculares estriado, esquelético, estriado cardíaco e liso; tecido linfóide. Sangue e hemopoese. Embriologia: Noções gerais da fecundação ao fechamento do embrião. Anatomia: Anatomia macroscópica de órgãos e sistemas; osteologia, miologia, artrologia, sistema cardiovascular, sistema digestório, aparelho uro-genital. Disposição geral dos tecidos na constituição dos órgãos. Estudo do desenvolvimento humano, da fecundação ao fechamento do embrião.

 

NEUROBIOLOGIA BMW 010 PCI Organização morfofuncional do sistema nervoso; organogênese do sistema nervoso. Abordagens funcional, anatômica e histológica dos sistemas sensoriais, motor e autonômico. Linguagem e especialização hemisférica. Memória. Ritmos biológicos. Canais iônicos. Bioeletrogênese. Sinapses e receptores de neurotransmissores. Sistema sensorial, motor e autônomo.
NEUROLINGÜÍSTICA LEF 254 Lingüística e Filologia Relação cérebro-mente-linguagem. História do entendimento das afasias. A relação entre lesões cerebrais e déficits lingüísticos. Descrição e explicação de algumas alterações lingüísticas decorrentes de lesões neurológicas. Distinção entre afasias e outras patologias da linguagem.
NEUROLOGIA PARA FONOAUDIOLOGIA FMM 236 Clínica Médica Semiologia neurológica do adulto. Anamnese, inspeção, exame da marcha, estática, força, tônus, coordenação, reflexos, sensibilidade, nervos cranianos, grandes síndromes e afasias. Desenvolvimento neurológico do neonato ao pré-escolar, com ênfase à aquisição da linguagem e seus distúrbios. Afecções neurológicas mais comuns (AVC, TCE, demências, infecções do SNC, oligofrenia). Introdução à neuroimagem.
NEUROPSICOLOGIA FML 475 Psiquiatria e Medicina Legal As ciências cognitivas e a neuropsicologia. Histórico da neuropsicologia. A corrente russa. As três unidades funcionais de Luria. O sistema funcional de Annokin. Organização cerebral e desenvolvimento infantil. Plasticidade neuronal. Funções cerebrais (atenção, percepção, memória, movimento, linguagem, pensamento). Correlações anátomo-clínicas.
ORTODONTIA PARA FONOAUDIOLOGIA ODO 232 Odontopediatria e Ortodontia Introdução ao estudo da ortodontia. Noções de anatomia do aparelho mastigador, crescimento facial e desenvolvimento das dentições. Classificação das más oclusões; hábitos: deglutição típica e atípica, noções de tratamento ortodôntico.
OTORRINOLARINGOLOGIA PARA FONOAUDIOLOGIA FMO235 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Compreensão dos aspectos anatômicos e fisiológicos envolvidos na gênese das doenças associadas aos órgãos responsáveis pela audição, equilíbrio, respiração e voz. Estudo das relações entre as afecções de otorrinolaringologia e Fonoaudiologia.
PATOLOGIA GERAL FMP 231 Patologia Conceito de saúde e doença. Agressão e respostas a agressão. Inflamação aguda e crônica. Regeneração e reparo. Reações de hipersensibilidade. Distúrbios circulatórios. Neoplasias. Iatrogenias. Doenças prevalentes no SNC, na face e no pescoço. Patologias do desenvolvimento. Mal formação do SNC, da face, da laringe e da faringe.
PEDIATRIA PARA FONOAUDIOLOGIA FMI 363 Pediatria Neonatologia. Crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Ações básicas de saúde da Organização Mundial de Saúde: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, imunizações, diarréia e reidratação oral, infecções respiratórias. Doenças pediátricas de fundo neurológico, imunológico, genético e outros. Atuação do fonoaudiológo no tratamento e na profilaxia. Trabalho em equipe interdisciplinar
PRÁTICA FONOAUDIOLÓGICA III FMO 475 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Promoção da saúde fonoaudiológica. Conhecer os aspectos teórico-práticos dos níveis de prevenção nas áreas de voz, motricidade oral, linguagem e audição. Atuação preventiva do fonoaudiológo em diferentes instituições de saúde, educacionais e empresariais. Visitas e participação em atividades de prevenção fonoaudiológica, relacionadas à saúde da mulher, da criança, do adolescente, do trabalhador e do idoso, valorizando o contexto sócio-econômico-cultural.
Prática fonoaudiológica I FMO 230 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Conhecimento dos serviços fonoaudiológicos e de áreas afins. Correlação dos conteúdos teórico-práticos.
PRÁTICA FONOAUDIOLÓGICA IV FMO 599 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Conhecimento dos princípios de biossegurança. Integração do fonoaudiólogo com a equipe hospitalar. Atuação do fonoaudiólogo no atendimento em ambulatório, enfermaria, UTI, berçário e emergência. Realização de projetos de orientação, prevenção e intervenção junto aos usuários e a equipe multidisciplinar.
PRÁTICA FONOAUDIOLOGICA II FMO245 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Observação e experimentação de procedimentos terapêuticos da prática fonoaudiológica em voz, audiologia, motricidade oral e linguagem. Participação em serviços de pronto atendimento, orientação e triagem. Vivências em grupo para aprimoramento da comunicação.
PRÁTICA FONOAUDIOLÓGICA V FMOU12 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Início do treinamento de avaliação e terapia fonoaudiológica. Estudo de casos clínicos, análise de prontuários, aperfeiçoamento da aplicação de instrumentos de avaliação e manuseio de protocolos. Correlação entre as diferentes áreas de atuação do fonoaudiólogo em triagem fonoaudiológica.
PRÓTESE AUDITIVA FMO 366 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Componentes, propriedades eletroacústicas e tipos de próteses auditivas analógicas, digitais e híbridas. Indicação, seleção e adaptação de próteses auditivas. Moldes auriculares: considerações estruturais e acústicas. Métodos prescrevíveis para seleção do ganho e respostas de freqüência. Seleção e verificação de saída máxima. Processamento de sinal - compressão. Avaliação do desempenho das próteses auditivas. Processo de seleção e adaptação de próteses em crianças e idosos. Orientação ao paciente e à família.
PSICOMOTRICIDADE E LINGUAGEM FMO 593 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Panorama epistemológico do objeto de estudo da psicomotricidade: o corpo em movimento. Organização da motricidade em gestualidade. Desenvolvimento das condutas psicomotoras. Conceito de esquema corporal, imagem do corpo e corporeidade. Corpo e linguagem. Avaliação das condutas psicomotoras e do esquema corporal.
PSICOLINGÜÍSTICA LEF242 Lingüística e Filologia Histórico. Psicoling. no âmbito das ciências cognitivas. Paradigma simbólico e paradigma de redes. Teorias da aquisição da linguagem. Psicoling. desenvolvimental e experimental. Mecanismos psicológicos. Percepção e processamento mental da linguagem. Compreensão e produção. Acesso lexical e parsing sintático. Autonomia e interação dos níveis lingüísticos na compreensão. Ambigüidade estrutural, %Cslips of the tongue%D. Metodologias experimentais: monitoramento de fonemas, decisão lexical, leitura auto-monitorada, julgamento imediato de gramaticalidade, %Cpriming%D.
PSICOLOGIA GERAL FML114 Psiquiatria e Medicina Legal Principais escolas teóricas da psicologia para embasamento das práticas da fonoaudiologia.
SAÚDE COLETIVA I FMS242 Medicina Preventiva O campo da saúde coletiva, estado e políticas sociais: origem das políticas de saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde. Dinâmica dos serviços de saúde. Noções básicas de planejamento e programação de saúde. Avaliação em saúde. Diagnóstico de saúde da população. Recursos humanos em saúde: o profissional de Fonoaudiologia e a equipe multidisciplinar. Práticas educativas em saúde.
SINTAXE LEF 122 Lingüística e Filologia Modelos de gramática mental. Léxico e estrutura argumental. Os diferentes tipos de sintagmas e a estrutura da sentença. Sentenças geradas por movimento. A teoria dos papéis temáticos e a noção de cadeia sintática. Teoria do caso. Teoria da ligação.
SAUDE COLETIVA II FMS 355 Medicina Preventiva Saúde e população. Indicadores de saúde. Método epidemiológico. Saúde, ambiente e trabalho. Saúde e educação.
SAÚDE MENTAL E FONOAUDIOLOGIA FML 353 Psiquiatria e Medicina Legal Políticas de saúde mental no Brasil: o sistema unificado de saúde. O normal e o patológico. Modalidades de cuidado: o cuidado individual X grupal - limites e possibilidades de atuação. A assistência em fonoaudiologia e em saúde mental: interfaces e especificidades.
Saúde e Sociedade FMS 111 Medicina Preventiva Análise da estruturação do campo da saúde em sua dimensão histórica e científica. Discussão dos paradigmas norteadores da prática em saúde e sua relação com os processos políticos, econômicos e sócio-culturais da sociedade brasileira.
SOCIOLINGUÍSTICA LEF 252 Lingüística e Filologia Conceito de variação lingüística. Variação entre diferentes línguas. Variação de uso no indivíduo. Regras variáveis. Variantes e fatores correlatos. Diferenças entre patologia, variação e erro. Resultados dos estudos em sociolingüística relevantes para a área.
SURDEZ E FONOAUDIOLOGIA FMO 357 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Histórico da educação do surdo. Aquisição da linguagem e desenvolvimento das crianças surdas. Avaliação lingüística do surdo. Filosofias educacionais para surdos (oralismo, comunicação total e bilingüismo). Metodologias de oralização (verbotonal, audio-fonatório, audio visual, aural-oral). Estrutura da Língua Brasileira de Sinais. Estimulação da linguagem, da audição, da leitura labial e da voz. Orientação familiar e tratamento do adulto ensurdecido.
TRANSTORNOS DA VOZ I FMO 473 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Voz na comunicação oral humana. Aspectos anátomo-funcionais da laringe. Estudo do processo de produção de voz; características da qualidade vocal nas diferentes etapas do desenvolvimento humano. Conceito, etiologia, sintomatologia e classificações das desordens vocais de origem funcional e orgânica. Relação entre anátomo-fisiologia do trato vocal e as desordens vocais. Correlação entre imagens laríngeas e alterações vocais. Características auditivas e acústicas dos transtornos da voz.
TRANSTORNOS DA VOZ II FMO 598 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Transtornos fonoaudiológicos decorrentes de tumores e outras alterações traumáticas de cavidade oral, faringe e laringe. Avaliação e tratamento da fala, da voz e da deglutição para restabelecimento da comunicação após tratamento cirúrgico e/ou clínico dessas enfermidades. Implicações afetivas, sociais e culturais desses distúrbios. Atuação do fonoaudiólogo em equipe multidisciplinar
TRANSTORNOS DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO I FMO 474 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Desenvolvimento da fala. Alterações fonéticas x fonológicas. Fatores que intervém na produção da fala: orgânicos, neurológicos, funcionais e sensoriais. Classificação, avaliação, diagnóstico diferencial e terapia dos transtornos da fala (distúrbios articulatórios, disartria, disglossia). Tratamento dos transtornos da fala.
TRANSTORNOS DA FLUÊNCIA FMO 596 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Gagueira e Taquifemia. Definição, classificação, sintomatologia, etiologia e prevenção das disfluências. Abordagens avaliativas e terapêuticas dos transtornos da fluência. Intervenção de grupo e orientação familiar.
TRANSTORNOS DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO II FMO 595 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Transtornos da deglutição em recém-nascidos, na criança e no adulto. Disfagia de ordem neurológica e mecânica. Classificação, diagnóstico, avaliação e terapia dos transtornos da deglutição. Atendimento ambulatorial e hospitalar nas disfagias. Encefalopatia infantil de caráter progressivo e não progressivo; identificação de sinais precoces. Diagnóstico e terapia fonoaudiológica das encefalopatias na infância.
TRANSTORNOS DA LÍNGUA ESCRITA FMO 601 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Desenvolvimento e aprendizagem da língua escrita: hipóteses etiológicas, sintomatologia, conceituações e classificações. Diferentes perspectivas em avaliação e diagnóstico diferencial. Terapia e prevenção dos transtornos da língua escrita.
TRANSTORNOS DA VOZ III FMO 603 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Processo de avaliação e de diagnóstico das desordens vocais. Métodos e técnicas de reabilitação das disfonias. Estudos de casos clínicos com aplicação prática das abordagens terapêuticas.
TRANSTORNOS NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM FMO 594 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Manifestações lingüísticas e comportamentais dos transtornos de aquisição da linguagem e sua correlação com as diferentes etiologias. A diversidade de conceitos, sintomatologias e classificações. Instumentos de avaliação e investigação para o diagnóstico diferencial. Abordagens avaliativas, preventivas e terapêuticas de aquisição de linguagem. Orientação familiar.
VESTIBULOMETRIA FMO 600 Otorrinolaringologia e Oftalmologia Noções gerais de anátomo-fisiologia do sistema vestibular. Avaliação vestibular: coordenação motora; equilíbrio estático e dinâmico; avaliação dos pares cranianos; avaliação auditiva e vestibulometria. Aspectos técnicos, provas e interpretação da vecto-eletronistagmografia. Compensação, adaptação e habituação do sistema vestibular. Patologias do labirinto e aspectos gerais de tratamento. Reabilitação vestibular nas labirintopatias.

 

 

Curso de Fonoaudiologia | Estrutura Curricular | Informações Gerais | Outros Programas | Resumo das Disciplinas | Meios de Comunicação | Docentes e Contatos | Professores e as grandes áreas especializadas | Outras Informações | Grade Curricular | Eventos, Convites e Convênio


Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Janeiro
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Edifício do Centro de Ciências da Saúde
Bloco K, 2 andar, Sala 49 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - Brasil - CEP: 21.941-902
Tel.: +55 21 3938-6708 / +55 21 2280-7793