Acesso à informação - Brasil Acesso à informação Portal Brasil

HOME » Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ


Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ

"Desde os animais a comunicação se impõe como a capacidade que distingue os grupos que evoluíram daqueles que sucumbiram à própria natureza.
Já no homem primitivo a falta de um idioma estruturado não impedia que houvesse uma comunicação que era determinante dos detentores do poder, dentre eles a persuasão e o convencimento.
Com a fala instituída e intimamente correlacionada com a cultura de cada povo, a comunicação entre os homens tornou-se a expressão mais patente da evolução humana, o verdadeiro símbolo fundador da cultura.
O estudo e a pesquisa dos componentes da comunicação passaram a ser uma necessidade fundamental para organizar a vida afetiva das pessoas. O homem que não se comunica, não simboliza e, portanto não exerce o seu papel social.
A Fonoaudiologia é a ciência que tem a difícil e importante missão de estudar a voz, a fala, a audição, a escrita, a leitura e qualquer outro meio de comunicação.
Ser fonoaudiólogo é mais do que ter graduação numa ciência que pesquisa a comunicação humana, é principalmente prevenir alterações, tratar e reabilitar a capacidade do homem manter-se em evolução."

Fonoaudióloga Luciana Domingues

O Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro ofereceu o primeiro vestibular em janeiro de 1994, iniciando suas aulas no Centro de Ciências da Saúde, em agosto do mesmo ano. Atualmente, o curso abre 80 vagas anuais, oferecidas em duas entradas, uma por semestre.

 

As atividades acadêmicas do curso são desenvolvidas em dois campi da universidade: no Campus da Ilha do Fundão e no Campus da Praia Vermelha. No primeiro, as atividades acadêmicas são oferecidas no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), no Centro de Ciências e Saúde (CCS), na Faculdade de Letras, na Faculdade de Odontologia e no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG). No Campus da Praia Vermelha as atividades são desenvolvidas no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC) e no Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB).

 

Em fevereiro de 1996, foi realizada a primeira reforma curricular.

 

Em agosto de 1997, foram iniciados os atendimentos a pacientes nos ambulatórios da Clínica Escola do curso, localizada no Instituto de Neurologia Deoloindo Couto, para atender ao Estágio curricular dos alunos dessa graduação.

 

Em julho de 1998, formou-se a primeira turma do Curso de Fonoaudiologia.

 

O perfil profissional proposto pelo curso contempla uma formação humanística, generalista e crítica, e instrumentaliza o futuro profissional para apreender a complexidade do contexto no qual está inserido: o meio sociocultural e o cenário político-econômico, de maneira que suas intervenções estejam sempre respaldadas por compromissos éticos e sociais.

 

Uma sólida formação técnico-científica visa capacitar o futuro fonoaudiólogo para ações competentes, sendo capaz de vislumbrar, nas diversas manifestações da comunicação humana, as interfaces com disciplinas e áreas de conhecimentos afins. Esta visão interdisciplinar é desenvolvida desde o ciclo básico, no qual os alunos inserem-se em disciplinas de vários departamentos da Universidade, o que possibilita o contato do aluno, e eventual engajamento, em diversas linhas de pesquisa, desde o primeiro ano de sua graduação. Estas atividades favorecem a percepção dos alunos, sobre o processo de produção de novos saberes, de descobertas e releituras, que vão ao encontro das transformações paradigmáticas nas áreas da saúde e da educação.

 

Curso de Fonoaudiologia | Estrutura Curricular | Informações Gerais | Outros Programas | Resumo das Disciplinas | Meios de Comunicação | Docentes e Contatos | Professores e as grandes áreas especializadas | Outras Informações | Grade Curricular | Eventos, Convites e Convênio

 

 

 


Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Janeiro
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Edifício do Centro de Ciências da Saúde
Bloco K, 2 andar, Sala 49 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - Brasil - CEP: 21.941-902
Tel.: +55 21 3938-6708 / +55 21 2280-7793